Em um comunicado conjunto divulgado nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron, revelaram um programa que prevê investimentos de 1 bilhão de euros na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa.
O investimento está planejado para o período entre 2024 e 2028 e contará com a participação dos bancos públicos do Brasil e da Agência Francesa de Desenvolvimento, além de investimentos de empresas privadas.
Ao longo dos próximos quatro anos, os governos do Brasil e da França se comprometeram a discutir os desafios enfrentados pela bioeconomia, estabelecer um novo acordo científico para impulsionar projetos de pesquisa em setores sustentáveis, incluindo a Guiana Francesa, criar um hub de pesquisa e investimento, compartilhar tecnologias-chave para a bioeconomia e garantir a participação dos povos indígenas na tomada de decisões relacionadas aos investimentos, entre outras iniciativas.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O programa visa direcionar os investimentos para ações de conservação e manejo sustentável das florestas, desenvolvimento de tecnologias baseadas em recursos biológicos, implementação de cursos de capacitação, criação de empregos e muito mais.
Além disso, Lula e Macron se comprometeram a continuar trabalhando na busca por um mercado de carbono eficiente e regulado pelas Nações Unidas.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp
Fonte: Nacional