Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoJustiça Eleitoral firma parceria para atender eleitores indígenas de Canarana

Justiça Eleitoral firma parceria para atender eleitores indígenas de Canarana

Os eleitores das aldeias de Wedeze, Niquelandia Burupa e Novo Paraíso, no município de Canarana, receberam transporte gratuito para regularizar sua situação eleitoral. Por meio de uma parceria entre a 31ª Zona Eleitoral e a Prefeitura Municipal, 30 indígenas foram transportados da comunidade rural até a sede do Cartório. Além dos indígenas, outras três localidades distantes receberam o transporte gratuito resultado da parceria.

“Nós temos dificuldade de levar os equipamentos de coleta biométrica até as aldeias, até regiões distantes, sem internet… Porém, nós temos a preocupação de garantir o direito do voto de cada cidadão brasileiro. Buscamos a Prefeitura para ofertar este transporte, divulgamos junto as lideranças e felizmente a iniciativa foi um sucesso. Já estamos estudando a possibilidade de novas ações nesse sentido”, destacou o chefe do cartório eleitoral de Canarana, Fernando Vinicius.

Além da comunidade de Matinha, o transporte foi oferecido da comunidade de Culuene (18.03), Garapu (19.03), e Serra Dourada (21.03). Atualmente o município possui cerca de 1.500 títulos cancelados, em sua maioria por ausência as urnas. “Nós pedimos a população que não deixe para buscar o atendimento no prazo final, próximo ao dia 08 de maio. Nossa estrutura está pronta para receber o eleitorado agora, mas certamente o cidadão que deixar para última semana enfrentará filas”.

A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Prefeitura de Canarana foi firmada via o Acordo de Cooperação Técnica nº04/2024. O documento tem por objeto a comunhão de esforços para a realização de revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos no município. O acordo prevê o transporte gratuito dos eleitores das comunidades rurais até a conclusão do cadastro eleitoral. O cronograma será divulgado a população local.

“A parceria entre o cartório e a Prefeitura Municipal de Canarana tem sido fundamental para viabilizar esse trabalho, garantindo os recursos necessários para o processo de atendimento biométrico. Temos observado o compromisso dos indígenas em responder ao chamado para regularizar seus títulos eleitorais, reconhecendo a importância desse documento para o exercício pleno da democracia. Acredito que esta é uma iniciativa de sucesso”, concluiu Fernando.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Daniel Dino
Assessoria TRE-MT

#DescriçãodaImagem: A fotografia mostra 13 eleitores indígenas e o chefe de cartório ao meio sorrindo. Eles estão de pé em frente a sede do Cartório Eleitoral de Canarana.

Fonte: TRE – MT

Últimas notícias