Desde o início da atual gestão, presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, a Escola dos Servidores “Desembargador Ataíde Monteiro da Silva”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tem conseguido cumprir o cronograma de ações de seu “Plano de Capacitação 2023/2024” e os números impressionam. Em 2023 foram 11.871 participações de servidores e servidoras em ações de capacitação em todo o Estado. Somente nos três primeiros meses de 2024 (até 18 de março), 871 servidores (as) já participaram de alguma atividade pedagógica.
São capacitações em serviço, oficinas de trabalho/workshop, palestras, cursos online e presencial e congressos. O público alvo é de servidores efetivos e, em situações excepcionais, comissionados, credenciados, contratados, terceirizados e estagiários.
De acordo com a coordenadora da Escola dos Servidores, Andrea Marcondes Alves, a Escola se empenha no cumprimento das metas do Plano de Capacitação e com isso, fazer com que os servidores (as) estejam mais bem preparados para uma prestação de serviço mais efetiva e transparente.
“A capacitação profissional não é apenas um evento isolado, mas um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e organizacional. Ao investir na capacitação dos colaboradores, o Tribunal de Justiça pode criar um ambiente que fomenta o desenvolvimento, o engajamento e a alta performance da equipe. Assim, podemos contribuir para termos uma Justiça mais inclusiva, moderna e resolutiva para todos os cidadãos e cidadãs mato-grossenses”, afirmou a coordenadora.
A assessora para assuntos pedagógicos da Escola, Danielle Zark Borges, informou que em 2023 foram realizados 117 cursos presenciais, por videoconferência e EAD (Educação à Distância), resultando em 300 turmas e 11.871 participações em ações de capacitação em todo o Estado.
Em 2024 foram realizados até 18 de março, 12 cursos, com 23 turmas e 871 participações em ações de capacitação.
“Temos seguido o cronograma do Plano, que é um documento norteador, mas ele não esgota as demandas, que nos chegam o tempo todo. Procuramos, de maneira priorizada, executá-las conforme tempo e disponibilidade financeira”, comentou Danielle Zark.
São oferecidos cursos à distância sobre assuntos que vão da Ciência de Dados (do Básico ao Avançado), passando por Liderança Humanizada e Excelência em Atendimento, até Língua Portuguesa aplicada à linguagem jurídica e redação oficial, Pacote Office (Word, Excell e Powerpoint) e Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
Estrutura – A Escola dos Servidores foi criada pela Lei Complementar nº 301, de 15 de janeiro de 2008. Instalada numa nova e moderna estrutura anexa ao Tribunal de Justiça, com mais de 1.300 metros quadrados de área construída, comporta seis salas de aula, com 45 vagas cada, sendo que três delas podem ser revertidas para formar um auditório com capacidade para 150 pessoas. Também foram instalados na Escola do Servidor uma sala de reunião e dois laboratórios de informática que comportam, ao todo, 54 usuários.
Plano de Capacitação – É um dos instrumentos de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (Resolução n.192/CNJ) que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário. Para elaboração do Plano de Capacitação do Biênio, foi realizado um levantamento nas diversas áreas de atuação do Poder Judiciário para coleta dos treinamentos e cursos.
Os resultados obtidos foram alinhados às seis competências destacadas na Gestão de Competência: comprometimento com a instituição, foco em resultados, foco no cliente, inovação, liderança e trabalho em equipe.
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
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