Nesta quinta-feira (21), o Centro de Convivência Dona Zezé, localizado na região dos Vilas, sediará o encontro de trancistas, “Tranças que Contam Histórias”. Serão realizadas oficinas de tranças, turbantes e acessórios afros. O evento será aberto ao público, durante o dia todo, com inscrições feitas no local.
A primeira etapa do encontro começa 8h e segue até às 11h, já no período vespertino as oficinas iniciam às 13h30 e encerram às 17h30. A realização da ação é uma parceria entre Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Diretoria de Cultura e UNAFRO.
No contexto social, o uso das tranças é um dos símbolos de resistência de mulheres e homens negros, como forma de combate ao racismo. Uma das propostas do evento é justamente trabalhar a valorização das características desta população, abordando o uso das tranças, turbantes e acessórios afros como forma de potencializar a autoestima.
O evento possibilitará ainda que o público atendido no Centro de Convivência tenha acesso a mais uma oportunidade de capacitação, desta vez na área da beleza. Com as técnicas que serão ensinadas durante o encontro, os participantes poderão ingressar no mundo das trancistas.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.