Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) conheceram nesta manhã, 11 de março, a usina solar fotovoltaica do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Inaugurada em março de 2020 como a maior usina fotovoltaica pública do Estado, a estrutura marcou um avanço na pauta de sustentabilidade energética na Justiça Eleitoral. Ao todo, 22 estudantes do 7º ao 9º semestre tiveram a oportunidade de entender mais sobre os sistemas elétricos da instituição.
Para o professor de Subestação Abrigada, dr. Antônio Eduardo Ceolin Momesso, responsável por trazer a turma, a visita é uma experiência prática que auxilia na compreensão da teoria aplicada à prática. “É uma oportunidade valiosa para os alunos observarem a aplicação prática dos conceitos teóricos estudados em sala de aula. Esta experiência pode oferecer uma perspectiva realista dos processos de engenharia, que pode diferir da teoria apresentada nos livros. Além disso, é uma ocasião propícia para os alunos esclarecerem suas dúvidas diretamente com profissionais da área, obtendo respostas imediatas e específicas”, explicou.
A visita foi conduzida pelos engenheiros civil e elétrico, respectivamente, Izaac Solino de Carvalho e Erivelto Bastos Novais. A instalação é composta por 3760 paineis solares. “Essa implementação resultou na redução de custos e a estimativa de economia chega a 1,2 milhões, o que indica, para além do impacto ambiental, já que produz uma energia limpa e renovável, também, o potencial econômico”, explicou o engenheiro Izaac Solino.
Outra parcela da visita foi direcionada para o conhecimento da subestação de energia do Tribunal que conta com um grupo de 2 geradores. No local, a turma pode conhecer e tirar suas dúvidas sobre os sistemas elétricos responsáveis pelo controle de temperatura e umidade, automação, monitoramento e operação remota. Além disso, a experiência em conhecer a grande estrutura e suas lógicas operacionais, também, possibilitou entender as configurações elétricas sobre as operações eleitorais.
Texto por: Maryelle Campos (Supervisão Daniel Dino)
#DescriçãdaImagem: A fotografia mostra os 22 estudantes reunidos sorrindo e posando para a foto.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Fonte: TRE – MT