Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralCI debate garimpo em áreas destinadas a pesquisa para extração de minerais

CI debate garimpo em áreas destinadas a pesquisa para extração de minerais

A Comissão de Infraestrutura (CI) promove audiência pública na próxima terça-feira (12) sobre a permissão de garimpo em áreas destinadas à pesquisa para extração de minerais. O assunto é tema do projeto de lei (PL) 2.973/2023, do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). A reunião está marcada para as 9h.

O debate foi sugerido pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), relator do PL 2.973/2023. Em outubro de 2023, o parlamentar apresentou relatório favorável à matéria, que aguarda deliberação da CI. Devem participar da audiência pública os seguintes convidados:

  • Carlos Alberto Pereira, consultor tributário de Parauapebas (PA);
  • Ítalo Ipojucan de Araújo Costa, presdiente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (PA);
  • Divaldo Salvador de Souza, empresário da mineração de Marabá (PA);
  • Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro da Mineração (Ibram);
  • Marcio Eustáquio Bello, assessor da Câmara dos Deputados; e
  • representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Ministério de Minas e Energia.

O que diz o projeto

O PL 2.973/2023 permite a lavra garimpeira em áreas já oneradas por autorização de pesquisa de outro mineral ou para as quais haja requerimento de autorização de pesquisa de minerais. A condição é que haja viabilidade técnica e econômica para o aproveitamento mineral em ambos os regimes.

O garimpo pode ser autorizado por até cinco anos, prorrogáveis por igual período, e não pode abranger mais que 25% da área onerada por alvará de pesquisa. O titular da autorização de pesquisa tem prazo para contestar a permissão de lavra garimpeira.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias