Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralHidrogênio sustentável é tema de debate conjunto de comissões na terça

Hidrogênio sustentável é tema de debate conjunto de comissões na terça

As Comissões de Infraestrutura (CI) e de Meio Ambiente (CMA) fazem na terça-feira (27), às 9h, audiência pública conjunta sobre o hidrogênio sustentável, para debater o potencial do produto como fonte renovável de energia, sua utilização na indústria e seu poder de redução do efeito estufa, além dos desafios para sua viabilidade.

Foram convidados para a audiência:

  • Thiago Vasconcellos Barral, secretário nacional de transição energética e planejamento do Ministério de Minas e Energia;
  • Carlos Alexandre Principe Pires, representando o Ministério do Meio Ambiente;
  • Camila Ramos, vice-presidente de investimentos e hidrogênio verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar);
  • Paulo Emílio Valadão de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2);
  • Milton Fernando Rego, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor);
  • Juliana Borges de Lima Falcão, gerente de energia e clima da Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  • Representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; do Conselho Federal de Química (CFQ); da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim); da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A promoção da audiência atende a requerimento (REQ 34/2023 — CI) do senador Confúcio Moura (MDB-RO), aprovado em 3 de maio de 2023. Na justificativa do pedido, o parlamentar chama a atenção para o grande potencial do Brasil para a geração de hidrogênio verde com o uso de energia eólica e solar, condição que pode reforçar a posição do país na “corrida pela descarbonização da economia”.

“A ressalva é que o desenvolvimento desse tipo de solução no país dependeria de medidas estruturais, entre elas a elaboração de uma política industrial que impulsione a produção de equipamentos e a prestação de serviços, com incentivos fiscais para descarbonização dos setores, contribuindo para um desenvolvimento econômico sustentável”, argumenta Confúcio.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias