Para o estudante da Escola Estadual São José Operário, em Rondonópolis, Cauã Henrique Pereira Silva, de 14 anos, o uso do Chromebook tornou as aulas mais interessantes.
“As pesquisas que faço têm facilitado a compreensão do conteúdo repassado pelos professores. No meu caso, estou até com mais ânimo para estudar em casa, pois também acesso os conteúdos digitais de lá”, afirmou o aluno do 9º ano.
O colega dele, Murilo dos Santos Silva, 14 anos, que também cursa o 9º ano na escola estadual, avaliou que os equipamentos facilitam o aprendizado e que estudar com o apoio de tecnologia ficou muito mais divertido.
“Dá até vontade estudar por mais tempo para ficar usando o Chromebook. Converso com amigos e eles também dizem isso. Hoje eu aprendo de uma forma mais divertida”, pontuou.
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Ana Carolina, 17 anos, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Salim Felício, em Cuiabá, comentou que o Chromebook a ajuda a chegar na escola mais inteirada dos conteúdos.
“Quando entro no laboratório, já fiz pesquisa pelo Chromebook sobre tudo o que vou precisar para a aula prática. Consigo memorizar o conteúdo e apenas complemento a compreensão com as explicações do nosso professor”, contou, se referindo ao laboratório completo da escola recém-inaugurada.
Ao todo, foram adquiridos 180 mil Chromebooks e 10.250 Smart TVS para atender as escolas da rede estadual.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que o uso de tecnologias em sala de aula faz parte de uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual entre as mais bem avaliadas no país até 2032.
Segundo ele, a logística de distribuição dos Chromebooks e das Smart TVs para as escolas está em fase de finalização. “Temos pressa em atender todas as 647 escolas da rede, pois o uso dessas tecnologias tem aumentado o engajamento dos estudantes com o conteúdo pedagógico, permitindo que os educadores se concentrem nos resultados da aprendizagem”, afirmou.
Outra vantagem, de acordo com Alan, é que a implantação de tecnologias nas escolas, que também inclui robótica educacional, laboratórios 4.0 e a filosofia STEAM, também promove um ambiente propício para o fortalecimento do vínculo da comunidade estudantil com a escola.
O uso do Chromebook pelos estudantes também promoveu acessibilidade, porque permite usar a maioria das linhas braile atualizáveis com equipamento, atendendo também o Estudante Público Alvo da Educação Especial.
Fonte: Governo MT – MT