Mato Grosso,

sexta-feira, 23

de

fevereiro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoTRE-MT participa ativamente do 2º Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral

TRE-MT participa ativamente do 2º Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou sua representação no 2º Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, ocorrido na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O evento reuniu representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, consolidando-se como um fórum essencial para a discussão de questões cruciais relacionadas à acessibilidade.

A auditora federal de Controle Externo e assessora de Inclusão e Acessibilidade da Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), Valéria Cristina Ribeiro, abordou a temática “Capacitismo”. Ela destacou que o capacitismo, uma forma de preconceito comum entre pessoas sem deficiência, é baseado em pré-julgamentos das capacidades de indivíduos com deficiência. A palestrante enfatizou a necessidade de mais representatividade, defendendo a presença de pessoas com deficiência em cargos de destaque.

Posteriormente, a analista judiciária do TRE-MG, Wendelaine Oliveira, apresentou o painel “Barreiras à Acessibilidade: Reconhecer para Transformar”, ressaltando a importância da acessibilidade para a otimização da vida pública e identificando as barreiras que limitam o exercício pleno da cidadania por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A médica Izabel Maior, titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, encerrou as apresentações discutindo “Avaliação Biopsicossocial”. Ela advogou pela adoção da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) em vez da Classificação Internacional de Doenças (CID) na avaliação de pessoas com deficiência, enfatizando que a deficiência é resultante das barreiras à participação social.

No período da tarde, os representantes dos TREs, em conjunto com os do TSE, participaram de uma reunião técnica para discutir ações visando melhorias na acessibilidade, especialmente considerando as eleições municipais do próximo ano. O encontro foi encerrado com apresentações de grupos artísticos compostos por pessoas com deficiência, destacando a diversidade e talento desse público.

Representando o TRE-MT, participaram do Encontro, a assistente do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade da Assessoria de Planejamento, Grace Cristiani Carvalho Nunes Gasparoto e a assessora de planejamento da Secretaria de Administração e Orçamento, Maria Eliane Haruko Imada Sakata. Para elas, o evento foi enriquecedor. “Promover a inclusão são passos fundamentais para uma Justiça Eleitoral mais acessível e representativa. A acessibilidade garante a cidadania plena”.

Jornalista: Andréa Martins Oliveira

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

#DescriçãodaImagem: Imagem de fundo branco quadriculado em tom cinza, contendo na parte superior uma faixa azul com os dizeres: II Encontro Nacional de Acessibilidade da Justiça Eleitoral e a direita a logo do TRE-MT. Abaixo uma foto de todos os participantes do evento reunidos.

Fonte: TRE – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias