Mato Grosso,

sábado, 7

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralKajuru destaca COP28 e ressalta necessidade de rever Acordo de Paris

Kajuru destaca COP28 e ressalta necessidade de rever Acordo de Paris

Em pronunciamento nesta terça-feira (5), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou a realização da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O parlamentar observou que o evento acontece em um ano de recordes de temperatura, tendo sido o mais quente da história, segundo estudiosos. Kajuru ressaltou que 2023 vem “assombrando” o mundo com múltiplos eventos climáticos extremos, como ondas de calor, chuvas torrenciais, secas prolongadas, degelo e incêndios florestais.

Segundo o parlamentar, existe um consenso entre os cientistas de que a principal meta estabelecida no Acordo de Paris, aprovado em 2015 com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e o aquecimento global, já não é mais válida. O parlamentar advertiu para o fato de que limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais é insuficiente para conter, em nível seguro, o aquecimento global.

— Foi esse, aliás, o principal alerta que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez nos seus dois antológicos e preciosos pronunciamentos em Dubai, aplaudidíssimo pelo mundo em ambos. Ao observar que estamos diante do que talvez seja o maior desafio enfrentado pela humanidade, o presidente brasileiro acentuou que o caminho da COP 28 até a COP 30, que vai acontecer em Belém do Pará daqui a dois anos, vai ditar o futuro da humanidade. Todos os países terão de refazer as metas do Acordo de Paris com a finalidade de aumentar os esforços para conter a proliferação de gases de efeito estufa. O Brasil faz a sua parte mantendo o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia até 2030 e atingir a neutralidade climática até 2050.

Na opinião do senador, a busca indispensável de energia limpa precisa ter como contrapartida reduções significativas na quantidade de queima de combustível fóssil, principal responsável pelo aquecimento. Kajuru também reforçou: as nações mais ricas precisam honrar os compromissos firmados de auxiliar os países pobres nessa tarefa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias