Mato Grosso,

sexta-feira, 23

de

fevereiro

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesEquipe técnica do Criança Feliz realiza encontro das famílias assistidas pelo programa

Equipe técnica do Criança Feliz realiza encontro das famílias assistidas pelo programa

Equipe técnica da Secretaria de Assistência Social – que atuam no Criança Feliz – Programa do Governo Federal cujo serviço é tipificado na Primeira Infância é um dos programas idealizados pelo município de Várzea Grande – realizaram nesta terça-feira (28) o encontro das famílias que são acompanhadas pelo programa social.

O programa atende gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças de até seis anos que tenham deficiência.

A reunião foi realizada no espaço da Associação Fundação Suíça, localizado no bairro Potiguar. A entidade que também realiza projetos com crianças em estado de vulnerabilidade social, cedeu o espaço para que fosse realizado o encontro com as mães e representantes dos beneficiários assistidos pelo Criança Feliz.

“Esse encontro faz parte do planejamento elaborado pela nossa equipe que acompanha cerca de 150 famílias no município, onde realizamos visitas domiciliares, levando informações, orientações sobre o período de gestação e dos cuidados na primeira infância. Aplicamos neste período, o formulário do Cuidado e Desenvolvimento da Criança, que tem por objetivo avaliar cada faixa etária de idade, juntamente com a evolução e desenvolvimento do menor”, destacou a coordenadora do programa Criança Feliz, Audinéia Maria da Silva Oliveira.

Durante o encontro, as técnicas que atuam no programa destacaram a importância do vínculo afetivo e na primeira infância. “É importante que em cada etapa da vida, os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da criança em diferentes aspectos, emocional, social, cognitivo, motor. É importante também que eles compartilhem dessas experiências que fortalecem os vínculos afetivos”, destacou a coordenadora.

Aidinéia Oliveira disse ainda que em todos os encontros é realizada roda de conversas com as famílias para apresentar os mais diversos serviços ofertados pela gestão municipal, em especial os da Secretaria de Assistência Social. “Muitas famílias desconhecem os programas ofertados pela nossa pasta dai informamos os programas como Caderno 2, Casa de Sarita, Qualifica + VG, Cadastro Único dentre outros. Destacamos ainda serviços de apoio às mulheres e suas famílias, bem como os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que também executam atividades para crianças e adolescentes, idosos, e a família em geral. Uma gama de serviços voltados para a população local, principalmente para os em situação de vulnerabilidade social”.

MODELO: Várzea Grande tem apresentado resultados positivos em vários programas e serviços sociais executados no município e voltados para todas as faixas etárias, a exemplo do programa Criança Feliz, que sempre recebe visita de representantes de municípios de Mato Grosso. Em agosto deste ano, a equipe das cidades de Barão de Melgaço, Cláudia, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Querência, Água Boa e Nova Xavantina, vieram observar as atividades desenvolvidas junto às comunidades e famílias atendidas em Várzea Grande.

A visita foi coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC) e faz parte da capacitação continuada – junto aos municípios que desenvolvem o programa Criança Feliz – que é acompanhada e fiscalizada pelo Governo do Estado.

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, explica que a participação do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania têm sido fundamental na execução de vários programas e ações desenvolvidas no município e, essa participação fortalece ainda mais o trabalho em prol daqueles que vivem em vulnerabilidade e risco social.

“O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos sejam assistidas com ações e programas que promovam o desenvolvimento integral, bem como o fortalecimento de vínculos familiares. Temos atuado fortemente neste setor porque sabemos o quanto a primeira infância é importante no desenvolvimento da criança e, que é uma etapa da vida que não deve ser desrespeitada. Muito se fala em futuro, mas o futuro depende muito do presente que estamos vivendo agora”.

ADESÃO: O Município neste ano fez a adesão do atendimento a 100 pessoas, entre criança e gestante, mas está atendendo cerca de 150. Há uma rotatividade das faixas etárias. Quando a criança completar 3 anos ela deixa de participar do programa, daí outras famílias com crianças com idade de 0 a 3 são inseridas. Os acompanhamentos são feitos nos bairros, por meio de visitas domiciliares. As famílias assistidas são dos bairros de abrangências dos Centros de Referência em Assistência Social Santa Maria, Jardim Glória, São Mateus e Cristo Rei.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A equipe técnica do programa Criança Feliz é composta por três visitadoras: Fabrícia da Silva Campos, Melissa Maria de Barros e Tatiane Maria de Almeida, com apoio da equipe do Centro de Referencia em Assistência Social – CRAS – unidade Jardim Glória, Benedita e Kauane, e da Assistente Social, Nita Prado.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias