Mato Grosso,

sexta-feira, 27

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralSancionado título de Capital Nacional da Pesca para Itajaí (SC)

Sancionado título de Capital Nacional da Pesca para Itajaí (SC)

Foi publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira (23) a Lei 14.733, de 2023, que confere à Itajaí (SC) o título de Capital Nacional da Pesca. De iniciativa do senador Esperidião Amin (PP-SC), a norma é originária do PL 5226/2019, relatada pelo ex-senador Jorginho Mello.

O município é o maior polo pesqueiro e de manipulação de pescados do Brasil, sendo responsável por 55% do mercado nacional de pesca. 

“Atualmente, quase 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor da pesca na cidade. Com a visibilidade que a concessão do título trará ao município, mais investimentos serão atraídos, contribuindo sobremaneira para a consolidação dessa atividade e, mais importante, no cenário brasileiro, para a geração de empregos na cidade e no estado”, afirma o relatório lido na Comissão de Educação (CE) pela ex-senadora Maria Eliza ainda em 2021. Em seguida o projeto seguiu para a Câmara.

O relatório destaca ainda que “Estudos históricos revelam que a vocação para a pesca em Itajaí surgiu ainda no Brasil Colônia, por volta de 1820, quando dom João VI mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses da cidade de Ericeira para colonizar o litoral catarinense”.

Entre as principais modalidades de pesca praticadas em Santa Catarina estão a de arrasto, a de linha, a de rede e a submarina. O estado conta com diversas áreas de pesca esportiva. As principais espécies pescadas no litoral catarinense são robalo, tainha, garoupa e anchova.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias