Mato Grosso,

sábado, 28

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralComissão vai ouvir ministra da Saúde sobre compra de imunoglobulina sem licitação

Comissão vai ouvir ministra da Saúde sobre compra de imunoglobulina sem licitação

A Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados ouve na terça-feira (28) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, sobre suspeitas de fraude em contrato para fornecimento de quase 300 mil frascos de imunoglobulina. A reunião será realizada no plenário 9, a partir das 13h30.

O debate foi proposto por sete deputados: Kim Kataguiri (União-SP), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Bia Kicis (PL-DF) e Carlos Jordy (PL-RJ).

Eles querem que a ministra esclareça o contrato firmado pelo governo com as empresas Nanjing Pharmacare e Auramedi. Os deputados citam uma reportagem do site Metrópoles, segundo a qual, uma microempresa com apenas um funcionário e capital de R$ 1,3 milhão conseguiu, sem licitação, um contrato de R$ 285,8 milhões.

O contrato é para fornecer 293,5 mil frascos de imunoglobulina humana, um medicamento hemoderivado. A Auramedi representa a chinesa Nanjing Pharmacare.

Ainda segundo a reportagem, a Nanjing também é representada no Brasil pela Panamerican Medical Supply, que tem como um dos sócios Marcelo Pupkin Pitta, empresário que foi preso na Operação Vampiro, em 2004 e 2007.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Vacina contra Covid
Nísia também terá que explicar aos parlamentares a inclusão da vacina contra a Covid-19 no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina passa a ser obrigatória para crianças de 6 meses a 5 anos.

Da Redação – ND

Fonte: Câmara dos Deputados

Últimas notícias