O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), em pronunciamento nesta terça-feira (21), destacou as alarmantes “anomalias climáticas” que têm assolado o planeta. Segundo o ele, apesar das inúmeras conferências sobre o clima, “o mundo segue na direção errada”, tornando os eventos climáticos extremos cada vez mais intensos e frequentes, como será debatido na próxima COP-28 em Dubai.
O senador destacou as chuvas torrenciais e inundações no Sul, seca no Norte e no Nordeste, incêndios no Centro-Oeste e onda de calor no Sudeste e em outros estados do país. Ele lembrou que o fenômeno meteorológico El Niño está chegando, e pode provocar mais alterações climáticas extremas.
— A onda de calor que acabamos de sofrer coincidiu com a divulgação, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), de um relatório que constata o nível recorde de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global provocado por quem? Pelo homem — afirmou.
Kajuru lembrou que a OMM criou o Observatório Global de Gases de Efeito Estufa, com participação de mais de 80 países. A plataforma trabalha com o monitoramento contínuo e em tempo real das emissões de gases. O objetivo do trabalho é facilitar a compreensão dos fatores que impulsionam as mudanças climáticas e ajudar na elaboração de políticas públicas mais eficientes. Porém, o senador afirma que as iniciativas ainda não são suficientes.
— Tenho a convicção de que a dificuldade maior não é a criação de tecnologias capazes de possibilitar o alcance do reequilíbrio climático. O problema é, por motivos variados, a falta de vontade política. A questão climática, a meu ver, só será solucionada de uma maneira inédita: pressão simultânea e incessante dos habitantes de todos os países da terra sobre seus governantes para que eles parem com os discursos e ajam, de fato, para conter o aquecimento global — declarou.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado