Mato Grosso,

domingo, 22

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralFome afeta mais mulheres do que homens no Brasil, alerta Paim

Fome afeta mais mulheres do que homens no Brasil, alerta Paim

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou um estudo da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) que mostra que a fome afeta 11,4% das mulheres e 8,3% dos homens no Brasil. Em pronunciamento nesta terça-feira (21), o parlamentar ressaltou que muitas dessas mulheres são mãe solo e passam fome para poder alimentar os próprios filhos. De acordo com o relatório Panorama Regional da Segurança Alimentar e Nutrição 2023, a insegurança alimentar continua afetando os grupos populacionais de forma desigual.

— A fome, também conhecida como insegurança alimentar grave, afetou 9,9% da população do país no período de 2020 a 2022. A diferença na prevalência da fome entre homens e mulheres no Brasil é de 3,1 pontos percentuais, ligeiramente acima daqueles observados na América Latina e no Caribe (3 pontos percentuais) e o dobro da média mundial, que é 1,5 ponto percentual. A maior parte dessa disparidade nos indicadores de insegurança alimentar entre homens e mulheres pode ser atribuída às diferenças em educação, emprego em tempo integral e participação na força de trabalho.

Paim também afirmou que um relatório sobre o estado da segurança alimentar e nutrição no mundo, publicado em conjunto por cinco agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que o Brasil tem 70,3 milhões de pessoas em insegurança alimentar e 10 milhões desnutridas. Segundo o senador, o governo federal está engajado no combate à fome, à insegurança alimentar e à pobreza, além de ter se comprometido a tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU. 

— O programa Brasil sem Fome reúne 80 ações e prevê a mobilização da União e de todos os estados e municípios do nosso país. O governo pretende tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2030 e reduzir a menos de 5% o percentual de domicílios em situação de insegurança alimentar. […] Com o novo Bolsa Família, relançado pelo presidente Lula, o programa já atende 21 milhões de famílias, o que equivale a 55 milhões de pessoas. A meta do Ministério do Desenvolvimento Social é de investir R$ 168 bilhões ao ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Fonte: Agência Senado

Últimas notícias