“A realização dos jogos das finais na Arena Pantanal, para nós, é fechar com chave de ouro essa etapa estadual. A Taça das Favelas veio para ser um dos mais relevantes e democráticos campeonatos de futebol, revelando talentos, unindo as favelas. Convidamos a todos a irem ao estádio prestigiar as seleções”, enfatizou o presidente da Cufa-MT, Anderson Zanovello.
O primeiro confronto define a seleção campeã feminina da competição mato-grossense. As finalistas são as equipes dos bairros Novo Colorado e Três Barras, ambas de Cuiabá. Na sequência, o título masculino será disputado pelas seleções dos bairros Santa Isabel e Jardim Vitória, também da capital.
Para definir as seleções, tanto masculina quanto feminina, que representarão Mato Grosso na etapa nacional da competição será realizada ainda uma peneira estadual. Considerado o maior campeonato de futebol de campo entre favelas do país, a Taça das Favelas Brasil ocorre entre os dias 7 e 17 de dezembro, em São Paulo.
Desde o início de outubro, as favelas mato-grossenses se mobilizaram para formar equipes e participar da competição, que foi disputada por 24 seleções, sendo 16 masculinas e oito femininas. Foram 311 favelas inscritas e cerca de 1560 atletas participaram a fase das peneiras em suas comunidades para ter a oportunidade de compor a seleção.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Para nós, do Governo de Mato Grosso, é uma satisfação ser parceiros na realização desse importante evento esportivo. A Taça das Favelas valoriza o esporte nas periferias, envolve as torcidas dos bairros, e ainda possibilita a revelação de novos talentos. Parabéns a todas as comunidades participantes e bons jogos aos finalistas! E sejam todos, torcida e equipes, bem-vindos à nossa Arena Pantanal”, afirmou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
Realização
A Taça das Favelas MT 2023 é uma realização da Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, e conta com o fomento da Secel-MT e apoio de outros parceiros.
Criada há 20 anos a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, a Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural.
Fonte: Governo MT – MT