A Polícia Civil de Mato Grosso, representada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), participou do intercâmbio no Estado do Pará, realizado com a Polícia Civil e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.
O evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de setembro, na cidade Belém, e reuniu servidores da Dema (MT), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Proteção Animal (PA) e da SEMAS.
O intercâmbio teve como objetivo conhecer a estrutura jurídica, física, tecnológica, procedimental de operações e de inteligência utilizada pela Polícia Civil do Pará, além das políticas públicas ambiental e de inteligência utilizada pela SEMAS.
O Estado do Pará possui extenso território com áreas protegidas e de Unidades de Conservação Estadual e Federal, bem como a cidade de Belém será sede da COP 30 (Conferência das Partes sobre o Clima) em 2025, razão pela qual está ainda mais voltada para as questões ambientais.
Durante o encontro os policiais civis mato-grossense visitaram a Diretoria Geral da Polícia Civil do Pará, onde foram pontuadas as boas práticas da “Operação Curupira”, deflagrada pelas forças de segurança e de fiscalização do Pará.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A exemplo, a “Operação Curupira”, resultou no fortalecimento do rigor no combate aos ilícitos ambientais em regiões identificadas como áreas críticas.
Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, o intercâmbio teve grande importância, pois Mato Grosso está em fase de expansão e crescimento, além de ter similaridade em biomas e na prática dos infratores que cometem ilícitos ambientais.
“Precisávamos conhecer o que o Pará tem feito para coibir os crimes contra a flora, fauna, poluição, patrimônio público, entre outros. O intercâmbio nos trouxe uma percepção de que estamos no caminho certo e em constante aprendizado. Buscando o que está dando certo no órgão parceiro para aperfeiçoar os métodos investigativos, administrativos e procedimentais realizados pela Dema, objetivando um único fim que é o combate ao ilícito ambiental”, disse a delegada.
Liliane Murata também destacou sobre a necessidade de desenvolver estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável, e isso também está ligado a investigação e a persecução penal no combate aos ilícitos ambientais.
Além dos servidores da Dema, participaram do intercâmbio a Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil do Pará, o Diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Pará, Delegados de Polícia, Titular e Adjuntos ligados a DEMAPA, a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade em exercício do Estado do Pará, o Delegado de Polícia e Coordenador da Unidade da Inteligência, o Diretor de Fiscalização Ambiental, a Coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental da SEMAS do Pará, investigadores e escrivães da Polícia Civil ligados a DEMAPA e servidores da SEMAS do Pará.
Fonte: Policia Civil MT – MT