Mato Grosso,

sábado, 23

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíciaPolícia Civil de MT participa de intercâmbio com órgãos públicos no Pará

Polícia Civil de MT participa de intercâmbio com órgãos públicos no Pará

A Polícia Civil de Mato Grosso, representada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), participou do intercâmbio no Estado do Pará, realizado com a Polícia Civil e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará.

O evento aconteceu entre os dias 18 a 20 de setembro, na cidade Belém, e reuniu servidores da Dema (MT), da Delegacia Especializada do Meio Ambiente e Proteção Animal (PA) e da SEMAS.

O intercâmbio teve como objetivo conhecer a estrutura jurídica, física, tecnológica, procedimental de operações e de inteligência utilizada pela Polícia Civil do Pará, além das políticas públicas ambiental e de inteligência utilizada pela SEMAS.

O Estado do Pará possui extenso território com áreas protegidas e de Unidades de Conservação Estadual e Federal, bem como a cidade de Belém será sede da COP 30 (Conferência das Partes sobre o Clima) em 2025, razão pela qual está ainda mais voltada para as questões ambientais.

Durante o encontro os policiais civis mato-grossense visitaram a Diretoria Geral da Polícia Civil do Pará, onde foram pontuadas as boas práticas da “Operação Curupira”, deflagrada pelas forças de segurança e de fiscalização do Pará.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A exemplo, a “Operação Curupira”, resultou no fortalecimento do rigor no combate aos ilícitos ambientais em regiões identificadas como áreas críticas.

Conforme a delegada titular da Dema, Liliane Murata, o intercâmbio teve grande importância, pois Mato Grosso está em fase de expansão e crescimento, além de ter similaridade em biomas e na prática dos infratores que cometem ilícitos ambientais.

“Precisávamos conhecer o que o Pará tem feito para coibir os crimes contra a flora, fauna, poluição, patrimônio público, entre outros. O intercâmbio nos trouxe uma percepção de que estamos no caminho certo e em constante aprendizado. Buscando o que está dando certo no órgão parceiro para aperfeiçoar os métodos investigativos, administrativos e procedimentais realizados pela Dema, objetivando um único fim que é o combate ao ilícito ambiental”, disse a delegada.

Liliane Murata também destacou sobre a necessidade de desenvolver estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável, e isso também está ligado a investigação e a persecução penal no combate aos ilícitos ambientais.

Além dos servidores da Dema, participaram do intercâmbio a Delegada-Geral Adjunta da Polícia Civil do Pará, o Diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil do Estado do Pará, Delegados de Polícia, Titular e Adjuntos ligados a DEMAPA, a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade em exercício do Estado do Pará, o Delegado de Polícia e Coordenador da Unidade da Inteligência, o Diretor de Fiscalização Ambiental, a Coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental da SEMAS do Pará, investigadores e escrivães da Polícia Civil ligados a DEMAPA e servidores da SEMAS do Pará.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Últimas notícias