Relatórios da Secretaria de Saúde de Cuiabá mostram um ‘boom’ nos atendimentos de crianças com doenças respiratórias durante o mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital. O aumento foi de 201% em relação a fevereiro.
De acordo com os dados obtidos pelo site, do dia 1º de fevereiro até o dia 28, foram feitos 152 atendimentos de crianças com algum tipo de síndrome respiratória, como virose, covid-19, influenza, broncopneumonia e bronquiolite aguda.
Já nos primeiros 15 dias de março, as UBS em Cuiabá atenderam 231 crianças. Um aumento de 52%.
No período entre 16 de março até o dia 29, foram mais 228 atendimentos de crianças com algum tipo de síndrome respiratória, totalizando 459 durante o mês inteiro. O aumento foi de 201% entre fevereiro e março.
O assunto vem preocupando pais e responsáveis. Na última semana a Santa Casa de Misericórdia chegou a suspender o atendimento ambulatorial da ala pediátrica, na terça-feira (28), após o hospital receber 300 crianças apenas pela manhã.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas da Capital também estavam superlotadas, mas estão conseguindo atender toda a demanda, já que as unidades contam com pediatras e clínicos.
O mesmo não pode ser dito das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, que estão tendo dificuldades para atender a toda a demanda porque faltam médicos. Mesmo assim, o atendimento não foi suspenso.