Na quinta-feira (05), por volta das 20h, uma equipe da PRF foi surpreendida com buzinas contínuas vindas de um veículo. Se tratava de uma mãe, muito apreensiva, que estava com um bebê de apenas 2 meses engasgado.
Rapidamente, o PRF Raihudson iniciou a manobra de Heimlich adequada para a situação. Após alguns segundos a criança começou a chorar, liberando as vias aérea. Em cerca de dois minutos a situação tinha se estabilizado.
A PRF acompanhou a família até a Urgência da UPA de Primavera do Leste/MT para realização de diagnóstico médico. Ao chegar na UPA a criança foi atendida e passa bem. A família, então, retornou para Cuiabá, onde moram.
No atendimento, o policial aplicou o método de desobstrução das vias aéreas superiores chamada Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar. Nessa manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma de quem está engasgado, o que provoca uma tosse forçada e que faz com que o objeto seja expulso dos pulmões.
Fonte: PRF MT
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.