Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPRF prende suspeito de ataque à Rota do Oeste; Mais de 100...

PRF prende suspeito de ataque à Rota do Oeste; Mais de 100 pessoas já foram detidas nos manifestos

Repórter MT

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Francisco Elcio Lima Lucena, confirmou a prisão de um dos suspeitos do ataque à base da Rota do Oeste, em Lucas do Rio Verde. O detido tem as mesmas características de um dos homens que aparecem em vídeos dando tiros contra a base da concessionária e colocando fogo em uma ambulância e um guincho, com “coquetel molotov”.

De acordo com Lucena, o homem foi identificado e preso no domingo (20). Ele continua detido para prestar esclarecimentos e chegar aos outros envolvidos no caso. Uma força tarefa foi montada com a Polícia Militar, Polícia Civil e PRF para elucidar o caso.

A PRF informou nesta segunda-feira (21) que mais de 100 pessoas foram presas pelas forças de segurança, por crimes praticados durante as manifestações em Mato Grosso, nesses últimos dias. Além disso, R$ 3 milhões em multas já foram aplicadas contra os manifestantes que desrespeitaram os direitos de outras pessoas.

Os protestos acontecem desde o dia 30 de outubro, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente do Brasil, ganhando sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias de empresas e pessoas que estariam financiados os atos, o que piorou a situação e os protestos foram intensificados.

Em Mato Grosso, mais de 40 contas foram bloqueadas. Em retaliação à decisão do ministro, caminhoneiros e empresários do ramo do agro voltaram a bloquear as rodovias. Neste final de semana, acidentes foram registrados, caminhoneiros que tentaram furar os bloqueios foram agredidos, tiveram cargas derramadas na pista e foram ameaçados pelos manifestantes.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

De acordo com Francisco Lucena, somente a PRF fez a prisão de 14 pessoas. Entre os crimes estaria o porte ilegal de arma de fogo.

“Foram encaminhadas mais de 100 pessoas para que sejam investigadas e processadas. Somente a PRF fez 14 prisões, mais de 3 milhões em multas aplicadas, ou seja, todos os instrumentos legais estão sendo aplicados. Teve pessoas que foram flagradas armadas, foram encontrados celulares que vinculam financiadores e a forma de agir”, explicou.

Ele destacou que a mudança no comportamento dos manifestantes, que estariam cada vez mais violentos, não será admitida em Mato Grosso.

“Na quinta tivemos uma mudança na forma de atuação e isso nos preocupou. São pessoas que estão agressivas, cometendo crimes e não vamos admitir, faremos de tudo para não só prendê-las, mas encaminha-las às autoridades competentes para coibir esse tipo de coisa e trazer a normalidade”, explicou.

“Nós iremos trabalhar e debelar qualquer tipo de bloqueio e faremos o encaminhamento dessas pessoas que estão cometendo de violência, isso nós não admitimos. Ninguém está acima da lei”, acrescentou.

Reveja o ataque à base da Rota

Últimas notícias