Fiscalização da Prefeitura de Cuiabá embargou uma obra ao lado da Escadaria do Beco Alto, no Centro Histórico, poucos metros da Praça da Mandioca, sob a suspeita da prática de garimpagem. Área está toda escavada e caminhões de areia foram flagrados deixando o local durante a noite e a madrugada. Ao menos outras 4 imóveis da região estão com o chão escavado.
Reportagem do site acompanhou na manhã desta sexta-feira (14) a ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública, que encontrou o local revirado. Conforme o secretário Leovaldo Sales da Silva, muitas denúncias chegaram até o órgão, que passou a investigar a situação.
“A denúncia de uma obra sem alvará de construção, acompanhamento de responsável técnico, licença da prefeitura. Ou seja, não tem legalidade”, disse. No local, sabe-se que atuam ao menos 10 trabalhadores, que foram cooptados pelo Centro mesmo, grande parte vive em situação de rua.
“A obra é realizada por Cláudio Campos Araújo. Contra ele, descobrimos 33 boletins de ocorrências por vários crimes. A vizinhança tem reclamado da movimentação, especialmente durante as noites, madrugadas e nos finais de semana. São caminhões que deixam a obra cheios de terra”, disse.
Para o secretário, o caso tem indícios de exploração de garimpo. “Eles removem a terra e levam para outro local, onde acontece a extração”, conta. Com essa, é a quarta casa na mesma situação, com sinais de escavação, na região da escadaria.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Ele já foi comunicado e informou que tem as documentações exigidas, mas ainda não as apresentou. Alegou ainda que a obra é para a construção de um muro de contenção”, narrou o secretário. Agora, a obra segue paralisada até que seja apresentada uma documentação sobre o caso.
Polícia Civil e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) serão notificados sobre a situação do local, que pode ter começado a ser escavado há 4 meses.