Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoVerde Novo distribui 500 mudas de árvores para moradores do Jardim Liberdade...

Verde Novo distribui 500 mudas de árvores para moradores do Jardim Liberdade em Cuiabá

O Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, distribuiu, no sábado (20 de agosto), 500 mudas de árvores frutíferas e nativas para moradores do Jardim Liberdade, bairro na região do Osmar Cabral.
 
A entrega das mudas foi na Creche Filantrópica Nina Zaque, e fez parte do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
 
A engenheira florestal do Juvam, Rosiani Mendes Carnaíba, ficou impressionada com a preocupação e engajamento de moradores do Liberdade e de bairros vizinhos com a arborização urbana. “Fantástico, muito interessante. A consciência ambiental das pessoas marcou essa ação”, frisou a engenheira.
 
O analista de suporte Pedro Henrique de Amorim Barbosa, acompanhado da mulher, Amanda Cristina Estrau Silva, que também atua profissionalmente na área de suporte, classificou como positiva a doação de mudas de árvores. “Estamos levando amora, acerola, jaboticaba e ipê, e vamos plantar na casa da minha mãe. Essa é a nossa parte no processo de arborização da cidade”, pontuou o analista.
 
O pedreiro Guilherme Parreira também parabenizou o Verde Novo pela distribuição de mudas. “Escolhi só frutíferas, porque gosto de acompanhar o desenvolvimento e a chegada dos frutos”, sublinhou, acrescentando que as mudas vão chegar num momento especial para ele e a família que é com a conclusão da reforma da própria casa.
 
Quem também escolheu espécies frutíferas foi a costureira Cintia Silva Gonçalves. Ela levou para plantar no quintal da casa mudas de amora, jaboticaba e acerola. “Amo verde, amo frutas, ainda mais quando a gente cuida e zela. Já sei até o local que irei plantar. É o no meu pomar. Lindo, né?”, brincou, com um largo sorriso.
 
Resultado
 
O Projeto Verde Novo já plantou mais de 150 mil mudas de árvores em vários locais. E na visão do diretor executivo do Instituto Ação Verde, Álvaro Leite, essa quantidade é o resultado da parceria firmada em 2017 com o Judiciário. Pioneiro em ações de proteção e recuperação ambiental, o Ação Verde tem papel importante de conscientização ambiental, fomento, qualificação técnica e regularização ambiental.
 
Rosiani Carnaíba assinalou que o Verde Novo é estruturado com essa participação singular do Instituto, que é quem fornece a qualificação técnica, de gerenciamento do projeto, mapeamento, controle e também toda possibilidade de parceria que é firmada com outros entes privados.
 
Verde Novo
 
O projeto da Justiça estadual é desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde, e conta com o patrocínio do Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto 1 – Imagem no formato vertical colorida de três colaboradores, duas mulheres e um homem, todos de chapéu de palha, arrumando as mudas em caixotes de plástico de cor verde, e escolhendo muda para entregar para moradora do Liberdade. Foto 2 – Imagem em formato vertical colorida mostra duas senhoras, uma de blusão preto e a outra de camiseta branca, na tenda do Juvam, com mudas de árvores do Verde Novo nas mãos.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Últimas notícias