Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesPF prende "Rainha do Sararé", mulher que comandava extração de ouro em...

PF prende “Rainha do Sararé”, mulher que comandava extração de ouro em terra indígena de MT

Repórter MT

Foi presa pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (9), a “Rainha do Sararé”, uma mulher de 47 anos, que se autodenominava dessa maneira por ser a líder de um esquema que extraía e vendia ouro ilegalmente da Terra Indígena do Sararé, na região de Pontes e Lacerda (441 km de Cuiabá).

Além dela, foram cumpridos mais três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. A operação é resultado de investigações realizadas pela inteligência da PF, que conseguiu identificar a liderança da organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, o grupo é composto por familiares oriundos do estado de Rondônia, que vinham para Mato Grosso comandar garimpos ilegais na região. Eles financiavam a utilização de maquinários e o recrutamento de pessoas. Além disso, era realizada a comercialização de ouro sem autorização legal.

A Polícia Federal tem atuado na proteção das terras indígenas da região amazônica, descapitalizando esse tipo de organização, que ainda é responsável pela degradação do meio ambiente, desmatando áreas de preservação e contaminando o solo e os rios da região.

Últimas notícias