Mato Grosso,

sábado, 20

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasCâmara aprova fim da 'saidinha' temporária de presos em regime semiaberto

Câmara aprova fim da ‘saidinha’ temporária de presos em regime semiaberto

Repórter MT

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3), por 311 votos a 98, proposta que acaba com a saída temporária de presos em regime semiaberto, também conhecida como “saidinha”. O projeto era uma das demandas da bancada da segurança pública da Casa e considerado uma prioridade do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto segue para nova análise do Senado Federal, já que os deputados fizeram alterações em relação à versão aprovada pelos senadores em 2013. Durante a apreciação, apenas PT, PSB, Psol e PCdoB orientaram contra o avanço do texto.

Em função da dificuldade para aprovar o requerimento de urgência do projeto que veio do Senado e tratava do fim da “saidinha”, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), recorreu a uma manobra e apensou a proposta a texto que já tinha a tramitação acelerada e estabelece a exigência de exame criminológico para a concessão do benefício.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Atualmente, a lei permite que sejam contemplados presos em regime semiaberto com bom comportamento e que tenham cumprido pelo menos um sexto da pena, caso sejam condenados apenas uma vez, ou um quarto da pena, se forem reincidentes. Com prazo de até sete dias, o benefício é concedido até cinco vezes por ano.

A versão aprovada pelo Senado restringia as saídas a uma vez por ano e daria autorização a presos primários. Em seu parecer aprovado nesta quarta, o deputado Capitão Derrite (PL-SP) acaba com qualquer possibilidade de saída dos detentos. Para ele, o benefício “prejudica o combate ao crime”, já que “grande parte dos condenados cometem novos crimes quando estão foram dos estabelecimentos penais” durante as “saidinhas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias