Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioAcontecimentosOnda de gripe deixa UPA de Tangará da Serra lotada

Onda de gripe deixa UPA de Tangará da Serra lotada

Bem Noticias

Uma onda de gripe que se disseminou em Tangará da Serra nos últimos dias, de forma mais acentuada neste final de semana, fez com que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) amanhecesse praticamente lotada nesta segunda-feira, 27.

A grande procura por atendimento dos pacientes é por conta dos sintomas da gripe, que muitas vezes podem até ser confundidos com os sintomas da Covid-19. E essa elevação na procura por atendimento na unidade pode gerar risco de que casos de Influenza se misturem com os de Covid.

“Tem uma onda de gripe muito forte na cidade. Muita gente chega aqui temendo estar com Covid, mas na verdade se trata da influenza. A testagem é o único instrumento nesse momento que vai permitir dizer o que é a infecção pelo vírus Influenza e o que é a infecção por Covid-19”, alertou um profissional da UPA.

Diferença dos sintomas de Covid-19 e gripe

Embora os sintomas sejam bastante parecidos, há especificidades entre as duas doenças. Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A gripe pode evoluir para casos graves e até mesmo para a morte. Segundo material explicativo do Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (IFF-Fiocruz), a hospitalização e a possibilidade de óbito estão, em geral, vinculadas aos grupos de alto risco. A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.

Na covid-19, febre e tosse seca são sintomas comuns. Já cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de garganta podem surgir às vezes. A doença tem outros sintomas que, em geral, não são sentidos por quem tem gripe, como perda do olfato e paladar.

A covid-19 também pode avançar para quadros mais graves, como evidencia a marca de mais de 600 mil pessoas. Pessoas nessas situações mais graves ou críticas podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.

Últimas notícias