Mato Grosso,

sexta-feira, 20

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoProjeto Dignidade completa 10 anos de implantação no Centro de Ressocialização de...

Projeto Dignidade completa 10 anos de implantação no Centro de Ressocialização de Cuiabá


O Projeto Dignidade completou 10 anos, nesta sexta-feira (10.12), desde que foi implementado no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), garantindo a segurança, dignidade e direito à população LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade. Além de assegurar o direito dessas pessoas, o programa ainda foi fundamental para criação da ala arco-íris na unidade. 

A celebração foi realizada pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em parceria com a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Atenção e Atendimento da População LGBTQIA+ em situação de privação de liberdade no Estado de Mato Grosso. 

Na ocasião, 18 reeducandos que estão nesta ala contaram com uma manhã de programação e ações voltadas para visibilidade dessa população. Houve momentos de diálogo com as autoridades presentes, vídeo e apresentação de resgate histórico do Projeto Dignidade, além de apresentação cultural. 

O desembargador Orlando Perri, destacou a importância do projeto aos reeducandos e parabenizou o diretor da unidade pela implantação do programa, que traz dignidade a essas pessoas. 

“O Projeto Dignidade é um programa fundamental e hoje está completando 10 anos trazendo acolhimento e respeito às pessoas LGBTQIA+. O diretor do CRC está de parabéns por desenvolver um projeto como este a essas pessoas privadas de liberdade”, pontuou o desembargador. 

O juiz titular da 2ª Vara Criminal da comarca de Cuiabá e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), Geraldo Fidelis, salientou o valor que projetos como este tem dentro de uma unidade penal. 

“A ala arco-íris é um espaço de atenção às pessoas LGBTQIA+, sendo fundamental para garantir a segurança, o respeito e à dignidade, contribuindo na reinserção dessas pessoas. É um local onde eles podem se expressar. É preciso promover o respeito, amparo e educação a todos. Nós vamos estar aqui sempre dando o apoio para o que precisar”, destacou o juiz.

A superintendente de Políticas Penitenciárias, Sibeli Nardoni Roika, explicou que este projeto é precursor no Estado de Mato Grosso. “O Projeto Dignidade é um caso de sucesso, e hoje completa 10 anos de um trabalho que foi precursor no Estado de Mato Grosso levando dignidade à população LGBTQIA+. Ainda precisamos avançar muito e ampliar cada vez mais. Diversidade não é caridade, diversidade é direito”, enfatizou. 

Desde 2011, Mato Grosso conta com o Projeto Dignidade, que busca potencializar o processo de ressocialização às pessoas LGBTQIA+. Neste período, já foram ofertados cursos de manicure, diálogo com autoridades e planejamento de outras ações. Até mesmo o casamento de pessoas LGBTQIA+ já ocorreu nestes 10 anos na ala arco-íris.

A reeducanda Iscainelly Lúcio Miranda da Silva, comemorou e destacou a importância que esta ala tem na sua vida. “Poder ter este espaço que promove dignidade é muito importante, hoje eu posso dizer que eu tenho a liberdade de expressar o que eu sou. Sou uma travesti, caminhando para a transição de gênero. Me sinto muito feliz em comemorar estes 10 anos da ala arco-íris”.  

Ao final da celebração no CRC, houve uma apresentação cultural da Drag Queen, Petilaine Queen. 

Atualmente, Mato Grosso conta com quatro unidades penais que possuem ala específica para pessoas LGBTQIA+. Estão presentes nas penitenciárias de Água Boa, Rondonópolis, Sinop e no CRC. Ao todo, 60 pessoas integram estas alas.

Ação de beleza

Dezoito pessoas privadas de liberdade que estão na ala arco-íris do CRC, participaram da “ação de beleza”, que ocorreu nesta quinta-feira (09.12). A ação proporcionou aos reeducandos um momento para renovar a sua autoestima, com serviços e cuidados pessoais. Houve escova, penteado, tintura de cabelo, maquiagem e manicure.

(Com supervisão de Julia Oviedo)

Fonte: GOV MT

Últimas notícias