A queda de um raio em um sítio localizado no assentamento Ema, em Alto Paraguai (MT), a 219 km de Cuiabá, matou 15 cabeças de gado que estavam no pasto, nesse domingo (5).
De acordo com a filha do proprietário, um raio já havia caído no local em outra ocasião, mas os animais não ficaram feridos.
A servidora Rosangela Ferreira da Silva, de 43 anos, explicou que o pai, Rufino Sebastião da Silva, de 72 anos, estava no sítio no momento em que a queda do raio aconteceu.
De acordo com ela, Rufino está abalado com a morte dos animais.
“São pessoas humildes que conseguiram isso com muito esforço, trabalhando muito”, lamentou.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Imagens registradas pelos proprietários mostram os animais mortos no pasto após a queda do raio.
Incidência de raios
A incidência de raios em Mato Grosso neste ano teve um aumento de 160% em relação ao ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De acordo com os dados, em setembro de 2020 foram cerca de 1 milhão de raios no estado. Em setembro de 2021, esse número subiu para para 2,6 milhões.
Segundo os especialistas, o aumento não pode ser explicado pela atuação exclusiva do fenômeno La Niña, que está em andamento, já que o fenômeno é de baixa intensidade.
O Brasil é o país com maior incidência dessas descargas elétricas do mundo, por ser o maior país da região tropical do planeta, a região mais quente e que, por isso, tem mais tempestades.