As investigações da “Operação Francamente”, deflagrada nesta quarta-feira (17), conta a máfia das caminhonetes, apontaram que do total de 996 veículos irregulares, 331 foram emplacados em Mato Grosso, o que representa 33,2%.
Segundo o Ministério Público Estadual, as caminhonetes Chevrolet S10 foram identificadas com situação irregular em outubro de 2020. Elas estavam em circulação nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, e no Distrito Federal.
O esquema foi descoberto durante abordagem a um caminhão “cegonha” no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Cáceres (225 km de Cuiabá) em julho de 2020.
Na ocasião, foi verificado que os três veículos novos que estavam sendo transportados vinham da Zona Franca de Manaus. Os policiais suspeitaram de irregularidades nos Certificados de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) devido à origem e à característica dos automóveis, sendo duas S10 e uma Hilux, todas zero-quilômetro.
As irregularidades foram confirmadas pela Inspetoria da Receita Federal em Cáceres.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Os veículos tiveram origem em uma área beneficiada por incentivos fiscais e seus emplacamentos foram realizados sem as anotações das restrições tributárias, indicando possível fraude na emissão dos documentos de licenciamento.
Não há informações se os veículos foram apreendidos.