Mato Grosso,

domingo, 24

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoAlunos da rede estadual de ensino recebem orientação sobre educação alimentar e...

Alunos da rede estadual de ensino recebem orientação sobre educação alimentar e nutricional

Alunos de escolas estaduais de Cuiabá e Várzea Grande participaram da 1° Semana de Educação Alimentar e Nutricional, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). A atividade faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e visa orientar sobre o consumo de uma alimentação saudável e a conscientização para uma melhor qualidade de vida dos alunos e a escola como ambiente propício para esse alcance.

Todas as escolas estaduais receberam as recomendações, com material de apoio e propostas de atividades para que fossem realizadas no interior. Foi solicitado que devolvessem as atividades e registros por e-mail. Inicialmente, cinco escolas recebem as recomendações de forma presencial por uma equipe de nutricionistas da Seduc. Escolas dos municípios de Apiacás, General Carneiro e Querência também realizaram a atividade esta semana.

A Semana de Educação Alimentar foi realizada de 8 a 12 de novembro, na Escola Estadual Governador José Fragelli, localizada na Arena Pantanal. A unidade atende mais de 500 alunos matriculados no 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em período integral. Os alunos recebem frutas antes do início das aulas e mais três refeições no dia.

“É atribuição do nutricionista participar destas ações de educação alimentar para que eles [alunos] tenham em sua vida pessoal uma alimentação saudável. Essa abordagem sobre alimentos faz parte da matriz curricular, e está sendo um conteúdo proveitoso, principalmente para os alunos menores, que tendem a ser mais participativos e interessados no tema sobre alimentação”, explicou a nutricionista Débora Gramulha.

José Arthur Gomes é aluno do 3º ano da Escola Estadual José Fragelli e destacou a qualidade das refeições feitas na escola. Segundo ele, há também uma preocupação em atender estudantes que possuem alguma restrição alimentar.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“Há um cardápio preparado para quem tem intolerância à lactose, por exemplo. Aqui a comida é muito boa e as cozinheiras preparam com muito carinho, inclusive, quando estou em casa, não gosto muito de comer frango, mas o que elas preparam aqui eu adoro”, relatou.

Participaram da atividade alunos das escolas estaduais Hermelinda de Figueiredo e Padre Firmo Rodrigues, em Cuiabá, e Porfiria de Paula e Pedro Gardes, em Várzea Grande.

Compõem o grupo de nutricionistas do projeto Dayane Freitas Coelho, Debora Maria Gramulha, Layz Rodrigues da Costa, Lizia Soares Penido, Suellen Jovina Galvão Fonseca e Thaís Marques dos Reis.

“A semana de nutrição deve continuar no próximo ano e pretendemos atender também as escolas do interior do Estado”, destacou a coordenadora de alimentação escolar da Seduc, Rayza Boabaid.

Fonte: GOV MT

Últimas notícias