Mato Grosso,

quinta-feira, 25

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoPrograma ‘Pensando Grande para os Pequenos’ realiza mais de 1.600 atendimentos no...

Programa ‘Pensando Grande para os Pequenos’ realiza mais de 1.600 atendimentos no Estado

Em dois anos de vigência, o programa Pensando Grande para os Pequenos, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), realizou mais de 1.600 atendimentos, atingindo o objetivo de melhorar o ambiente de negócio oportunizando acesso a diversas ferramentas de gestão, crédito e capacitação.

As ações do programa são implementadas por meio do projeto Circuito Empreendedor que tem como intuito levar capacitação e estimular os pequenos negócios do Estado, com foco na capacitação de gestores, futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno.

Apesar da pandemia que levou à suspensão das atividades do programa, de março de 2020 a junho de 2021, foram efetuados seis circuitos, que beneficiaram empreendedores de 53 municípios mato-grossenses, 45% dos consórcios estaduais. Durante os eventos, mais de 300 artesãos foram cadastrados pelo programa de Artesanato Mato Grosso, da Sedec.

De acordo com o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, os frutos do trabalho começam a ser colhidos. “Tivemos tempos muitos difíceis, a pandemia nos obrigou a suspender as ações do programa por mais de 1 ano, e após os cuidados necessários retomamos o trabalho em 2021 e, ainda assim conseguimos levar conhecimento a quase 2 mil pessoas. Mesmo com público restrito muitas pessoas têm buscado saber mais sobre os pequenos negócios no Estado. Até o número de instituições parceiras cresceu desde o lançamento do programa, inicialmente eram 14, atualmente contamos com 20 parceiros. Temos muito que comemorar”, ressalta.

“O Circuito Empreendedor leva conhecimento e informação até os pequenos empreendedores na região onde ele vive e trabalha. Com o evento, eles têm acesso a ações de governo e das entidades parceiras que conjuntamente trabalham para fomentar a economia, diminuir a informalidade, instruí-los e orientá-los. Esse é um processo contínuo que apresentará resultados positivos a médio e longo prazo. Levamos capacitação, mas o aprendizado também depende da vontade do empreendedor, dele querer se desenvolver e buscar a informação”, descreve o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

Histórico

O programa de fomento Pensando Grande para os Pequenos foi lançado em 26 de setembro de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, durante a 11ª edição da feira do Empreendedor.

Os Circuitos já foram realizados em Juína, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Indiavaí, Juara e Colíder.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Sequência

O próximo município a receber o evento será Alta Floresta, no Vale do Teles Pires, no dia 07 de outubro, no Centro de Eventos da cidade. No entanto, o calendário de atividades do evento se estenderá até março de 2022.

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias