Mato Grosso, quinta, 28 de outubro de 2021

Empaer auxilia produtores rurais a formatar e estruturar rota turística na comunidade Morrinhos

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/MT) e produtores rurais da comunidade Morrinhos, em Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá), estão dando continuidade ao projeto de formatação e estruturação do turismo rural na região. A iniciativa está sendo construída desde meados do ano passado em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), Prefeitura e Câmara Municipal de Santo Antônio do Leverger e a Aprumo. O objetivo é lançar até o final do ano um roteiro turístico. Recentemente, o roteiro foi inserido nas ações do programa Pró-Pantanal desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MT).

Entre as deliberações foi apresentada a possibilidade de cinco produtos individuais formatados. O exemplo de uma trilha para caminhada, bicicletas e cavalgadas e a realização de feiras com os produtores da agricultura familiar e artesanatos.

O técnico da Empaer Geraldo Lucio destacou que extensionista sociais da Empaer serão inseridos para contribuírem com orientações de boas práticas na manipulação de alimentos, limpeza dos terrenos e destino do lixo. “A previsão é lançar o roteiro na segunda semana de dezembro com a participação de autoridades, técnicos, representantes do segmento e a comunidade local. A expectativa é grande e estamos trabalhando para que toda programação seja mantida”.

Serão promovidos ainda mais encontros com orientação sobre linhas de crédito, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), além de um bate-papo com representantes de uma cooperativa de crédito.

Foto: Empaer/MT

Fonte: GOV MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *