O cenário do programa Busca Ativa Escolar, foi o tema discorrido no painel, coordenado pela Consultora de Educação da Unicef, Daniela Rocha Magalhães, durante a reunião ampliada promovida pela Associação Mato-grossense dos Municípios e o Tribunal de Contas do Estado, com o objetivo de combater a evasão e o abandono escolar neste período de enfrentamento da pandemia da Covid-19.
O evento que contou com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-Undime, Secretaria de Estado de Educação-Seduc, Uncme, Ministério Público e Assembleia Legislativa, debateu temas importantes inerentes a situação escolar diante do contexto da pandemia.
No painel, Daniela ressaltou que pandemia trouxe um impacto profundo e muitos problemas na vida das famílias brasileiras. O principal ponto mais preocupante é vulnerabilidade de crianças e adolescentes. Na educação, o impacto está relacionado ao abandono escolar. “Se não tiver ações efetivas agora, corremos o risco de voltar ao patamar de 20 anos”, alertou, informando que de acordo com o último Censo Escolar, mais de 15 mil crianças abandonaram a escola somente em Mato Grosso.
A educação, segundo ela é um fator importante de proteção das crianças e adolescentes, e elas precisam estar nas escolas. O impacto em relação ao abandono escolar é grande em vários aspectos. As pesquisas mostraram que, com a pandemia, cerca de 5 milhões de crianças não tiveram acesso á escola e isso refletirá no futuro delas.
Desde o início da pandemia, em 2020, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos enfrentaram problemas e muitas não frequentam a escola e nem receberam atividades escolares em casa. Outro fator é a violência doméstica, que aumentou e pode trazer consequências irreversíveis. As estatísticas apontaram que em Mato Grosso 72 mil não receberam atividade escolar. “O foco do abandono escolar é a causa mais forte e que precisa corrigir. O programa Busca Ativa Escolar é a alternativa e tem que ser ágil. Para prevenir mais abandono da escola”, assinalou.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O coordenador nacional de programa e projetos da Undime nacional, Vilmar Klemann, foi o responsável pelo painel sobre ações desenvolvidas para efetivar a busca ativa escolar nas redes municipal e estadual.
Ele destacou a importância do trabalho articulado entre as instituições do estado e do município para combater a evasão e o abandono escolar.
O esforço e o trabalho desenvolvido pela AMM e o TCE para mobilizar os municípios neste momento de dificuldade e enfrentamento da pandemia, foi reconhecido. Diante da dimensão do programa, as equipes das prefeituras devem estar integradas para a efetivação do trabalho, por se tratar de um momento primordial. Há necessidade do esforço concentrado para resgatar as crianças e adolescentes que abandonaram a escola.