O Ministério da Saúde notificou 12 casos da variante Delta do coronavírus em Mato Grosso entre os dias 8 e 14 de agosto de 2021. Os dados foram divulgados no último Boletim Epidemiológico Especial, publicado pela pasta na sexta-feira (20).
Esta é a primeira vez que o Estado aparece na lista das regiões com a presença da variante nos informes da pasta e acende um sinal de alerta para um possível aumento no número de cassos, uma vez que a variante Delta é considerada uma das mais transmissíveis.
De acordo com o Ministério da Saúde, além da Delta, Mato Grosso também registrou 85 casos da variante Gamma e um caso da Alpha, totalizando 98 novos casos de diferentes variantes na região.
Até então, apesar das suspeitas, divulgadas inclusive pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, não havia nenhuma confirmação da presença das variantes pelo Estado.
O alerta se acendeu após a primeira divulgação de um possível caso, que foi identificado pelo Instituto de Análises Clínicas (Inac), no dia 27 de julho. A paciente era uma jovem de 15 anos, que já havia contraído o vírus meses antes. Este, porém, não foi contabilizado como caso oficial à época, uma vez que o Inac não é habilitado para identificação da variante. O exame da menina foi enviado para o Instituto Adolfo Lutz, assim como outras amostras suspeitas.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.