O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) foi uma das 22 autoridades homenageadas pela coordenação do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) com a medalha ‘Mérito Proerd’.
A honraria foi entregue na quinta-feira (12), no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, em celebração aos 21 anos de implantação do programa no estado.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Dal Molin aproveitou a oportunidade para enaltecer a dedicação e a responsabilidade social dos instrutores que, alternam a função policial com “a nobre missão de transmitir conhecimento para estudantes da rede pública de ensino”.
“A Polícia Militar (PM) está entre as instituições mais admiradas do país e parte disso é mérito do esforço dos senhores [instrutores]. Em nome das famílias dos mais de 360 mil alunos formados pelo Proerd, quero agradecê-los por contribuir na segurança, bem estar e na formação ética e moral de nossos filhos”, disse.
Incentivador do programa na Assembleia Legislativa do Estado, Dal Molin convocou a adesão de novos gestores ao Proerd.
“São 70 prefeituras parceiras. Quero convocar os demais gestores para somar força conosco e, desta maneira, possibilitar o atendimento de um número maior de alunos. Vamos levar o Proerd para os 141 municípios de Mato Grosso!”, concluí o parlamentar.
Honraria – Instituída pelo Decreto 272/2015, a medalha ‘Mérito Proerd’ tem por finalidade homenagear e reconhecer, através da Polícia Militar, os relevantes serviços prestados por diferentes personalidades ao programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência no âmbito do estado de Mato Grosso.
Metodologia – Ao longo do curso, os alunos do Proerd recebem aulas teóricas e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e em situações como bullying, entre outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.
O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, entre outros temas relacionados à valorização da vida.