Projeto de Lei n° 668/21 de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no último dia 4, denomina de “Nico Baracat” a ponte que será construída sobre o Rio Cuiabá no Contorno Norte entre a capital e a cidade de Várzea Grande, o chamado rodoanel – que interliga a BR-163 em Várzea Grande à BR-364 em Cuiabá. Com uma importância estratégica para Mato Grosso, a obra vai melhorar o escoamento da produção do agronegócio pelas rodovias federais BR-163/MT, BR-364/MT e BR-070/MT, além de contribuir para o trânsito de veículos entre as duas cidades. O empreendimento contará também com viadutos e pontes sobre o Rio Cuiabá, trincheira e passagens de nível, dentre outras obras.
De família tradicional de Várzea Grande e com valor reconhecido por toda a sociedade mato-grossense, Nico Baracat, cujo nome de batismo era Ernandy Maurício Baracat de Arruda, foi um servidor público estadual nascido em Cuiabá no dia 10 de junho de 1961. Faleceu em 16 de junho de 2012 em um trágico acidente automobilístico em Nova Mutum (distante 259 km de Cuiabá).
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Em sua justificativa, Paulo Araújo lembrou que “Nico é pai de uma das maiores revelações da política mato-grossense, o atual prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat. Além disso, Nico Baracat foi o primeiro a ocupar o cargo de secretário de Estado de Cidades de Mato Grosso (Secid), instituído em dezembro de 2010, cuja missão foi desenvolver e implementar as políticas públicas dos setores de habitação, saneamento urbano e coordenação das regiões metropolitanas”, afirmou Paulo Araújo.
Histórico
Nico Baracat iniciou sua carreira política em 1989, ao ser eleito vereador pelo município de Várzea Grande, onde ocupou o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Em 1995 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para a Legislatura de 1999 a 2002.
Na ALMT, Nico Baracat ocupou os cargos de 1º secretário (2002 a 2004), presidente da Comissão de Revisão Territorial; membro das comissões de Constituição e Justiça, Execução Orçamentária; Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social. Baracat também ocupou o cargo de secretário-geral da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e foi eleito vice-prefeito de Várzea Grande (2005 a 2010). Em 2010 ocupou o cargo de secretário-chefe de gabinete do governador do estado.