Mato Grosso,

sexta-feira, 22

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaMT pode ganhar Programa de Prevenção ao Diabetes Infantil na rede estadual...

MT pode ganhar Programa de Prevenção ao Diabetes Infantil na rede estadual de ensino

Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei n° 509/21 que cria o Programa de Prevenção ao Diabetes Infantil, nas crianças e adolescentes matriculados nos estabelecimentos de ensino da rede pública do Estado de Mato Grosso, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas).

Conforme a proposta do parlamentar, as aulas serão ministradas pelos profissionais da Saúde com especialidade na área. O programa tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos básicos, sobre a diabetes e os problemas causados pela doença, bem como as formas de se promover o autocuidado através da alimentação saudável e da pratica de atividades físicas.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, a diabetes é uma das doenças mais comuns e acomete cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo e 9 milhões só no Brasil. É caracterizada por anormalidades do metabolismo da glicose e por complicações tardias envolvendo os rins, olhos, nervos e os vasos sanguíneos.

“A diabetes pode evoluir sem sintomas, mesmo assim, é capaz de promover, de maneira silenciosa, a evolução da doença no sentido de graves complicações crônicas. Saber o diagnóstico precoce do diabetes permite um controle mais adequado da doença, além de retardar ou até evitar o aparecimento de outras complicações. A saúde é um direito de todos e é um dever do Estado, por isso a importância da aprovação desse projeto.”, explicou Paulo Araújo.

Tramitação – O projeto que já foi apreciado em sessão plenária, está em caráter inicial e será, analisado pelas Comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; de Saúde, Previdência e Assistência Social e de Constituição, Justiça e Redação.

Fonte: ALMT

Últimas notícias