A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nos dias 14 e 15 de julho o 1º Webinário Dislexia em Foco. Durante o evento, que vai reunir especialistas no assunto, haverá o lançamento da cartilha “Orientações pedagógicas para o reconhecimento de sinais indicativos de estudantes com dislexia”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de julho no link https://forms.office.com/r/ZFeBTqK86j. Os participantes receberão certificado.
O webinário será transmitido pelo canal da Seduc no YouTube.
A iniciativa é da Coordenadoria do Ensino Fundamental da Seduc, em parceria com o Instituto Neurosaber e a Associação Dislexia MT. O público-alvo é formado por professores da rede estadual de ensino, mas o evento é aberto à sociedade em geral, informou Francisca Nailê Bernardo de Araújo, coordenadora de Educação Básica da Seduc.
A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade na leitura e na escrita – o estudante tem problemas para fazer o reconhecimento preciso da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração. Estima-se que 12% da população tem algum tipo de transtorno de aprendizagem.
Além de lançar a cartilha com orientações pedagógicas para que os docentes tenham condições de reconhecer os sinais indicativos de dislexia, o webinário tem como objetivo fazer com que esses estudantes tenham o atendimento adequado na rede estadual, conforme prevê a Lei 11.239/2020, que institui o Plano de Atenção Educacional Especializado (PAE) para estudantes diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
“Muitos professores não conseguem identificar, não percebem os sinais e, às vezes, na dificuldade de aprendizagem desse estudante não é realizada uma intervenção pedagógica planejada e adequada à necessidade formativa do mesmo”, disse Francisca Nailê.
Cartilha
A cartilha é uma iniciativa pioneira no Governo do Estado, diz Francisca Nailê. Os estudos da Seduc para a elaboração do material começaram em 2019 devido à necessidade de orientação dos professores da rede no trato com os estudantes que têm dislexia.
O documento foi revisado por especialistas no assunto e apresentado ao Conselho Estadual de Educação no dia 15 de junho deste ano.
A cartilha discorre sobre transtornos de aprendizagem em geral e sobre a dislexia e seus sinais indicativos, traz recomendações pedagógicas e orienta os professores a respeito de como fazer a avaliação da aprendizagem dos alunos, além de explicar a legislação vigente sobre o tema.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ensino.fundamental@educacao.mt.gov.br ou pelo telefone (65) 3613-6414.
Confira a programação do Webinário:
14 de julho
9h – Abertura
9h45 – Lançamento da cartilha
10h – Mesa-redonda “Educação baseada em evidências científicas e dislexia”, com participação dos doutores Rauni Roama Jandé Alves, da UEL/UFR/UFMT e Clay Brites, do Instituto Neurosaber.
14h – Fórum Temático “Dislexia na vida escolar e seus impactos socioeconômicos”, com a doutora Ana Luiza Navas
15h – Intervalo
15h10 – Fórum Temático 2 “Discalculia e adaptações escolares”, com a Associação Brasileira de Dislexia.
15 de julho
9h às 11h – Mesa-redonda “Dislexia e práticas pedagógicas”, com participação de representante da Seduc
14h – Fórum temático “Inclusão na educação a partir de (micro) movimentos do professor”, com a professora Ms Talita Rosetti Souza Mendes
15h – Intervalo
15h10 – Fórum temático 4 “Acessibilidade Digital e o uso das TDIC para alunos com dislexia”, com a professora Ms Roselaine Pontes de Almeida.