A segunda edição do Curso de Identificação Macroscópica de Madeira para agentes da Polícia Rodoviária Federal de Rondônia iniciou na segunda-feira (31.05) e segue até o dia 13 de junho. A parte pratica é ministrada por servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT).
Em 2021, o Indea-MT foi considerado referência nacional no controle da madeira extraída, comercializada e transportada para outras unidades da federação. Apenas em janeiro foram apreendidos 20 caminhões transportando cargas com irregularidades.
De acordo com a Coordenadora de Defesa e Tecnologia Florestal do Indea-MT, Paula Arruda Lasmar, a capacitação dos policiais rodoviários é importante por que auxilia os órgãos ambientais na preservação do meio ambiente, impedindo o abate, transporte e comércio de madeira ilegal e na defesa do consumidor.
“Em Mato Grosso, a nossa equipe é a única que tem capacitação para dar as informações de como fazer a diferenciação de tipos de madeiras, então fomos chamados para auxiliar esses agentes e, desta forma, evitar o corte ilegal de árvores”, explica.
O curso que está ocorrendo em Ji-Paraná (RO) também é uma forma de compartilhar conhecimentos entre várias instituições.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.