Mato Grosso,

terça-feira, 26

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesBando deixa rastro de destruição em cidade; carros são queimados.

Bando deixa rastro de destruição em cidade; carros são queimados.

Folha Max

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o rastro de destruição deixado por bandidos fortemente armados que invadiram as agências do Sicredi e Sicoob, ambas cooperativas de crédito no município de Nova Bandeirante (1.028 km de Cuiabá), e tacaram o terror. Eles fugiram levando clientes para fazê-los de “escudo humano” impedindo que policiais atirassem contra eles e também levaram veículos das vítimas. Na rota de fuga atearam fogo em três carros, incluindo uma caminhonete Hilux, que foi queimada sobre uma ponte de madeira numa estrada vicinal.

A estratégia é típica dos “modus operandis” adotado por quadrilhas que praticam assaltos na modalidade “novo cangaço”, tipo de roubo que há vários meses não era registrado em Mato Grosso. Nesse tipo de assalto, os ladrões chegam fortemente armados, fazem clientes reféns, atiram a esmo para impor medo, exigem dinheiro dos funcionários dos bancos e depois fogem levando reféns dentro de caminhonetes roubadas.

Quando se distanciam por alguns quilômetros, eles liberam os reféns e ateiam fogo em pontes e nos veículos levados para dificultar a passagens de viaturas policiais, o que permite que ganhem tempo na fuga.  No assalto desta sexta-feira, os criminosos destruíram portas de vidro das cooperativas e deixaram vários cartuchos armas de grosso calibre no local, espalhadas no chão juntamente com os estilhaços de vidro.

Segundo informações policiais, os bandidos também atearam fogo em pelo menos três carros, sendo que um deles, um Siena teve apenas uma parte do para-choque traseiro derretido pelas chamas. Outro veículo, que aparenta ser um Uno de modelo antigo foi totalmente consumido pelo fogo restante apenas a carcaça carbonizada deixada sobre uma ponte de concreto.

Folha Max

Outro veículo incendiado foi uma Hilux, conforme relata um homem que foi levado como refém. No vídeo ele relata sobre o momento de tensão vivenciado e conta que implorou aos criminosos para que não ateassem fogo no carro dele, uma caminhonete de cor branca. O apelo dele foi atendido.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Na gravação, ele mostra uma estrada de terra com e um veículo em chamas mais à frente, que segundo ele, é uma Hilux incendiada pelos assaltantes. “Queimaram uma Hilux em cima da ponte. Um monte de bandidos tudo armado com metralhadora, com 12,  fizeram a gente de refém em frente ao Sicob aqui de Nova Bandeirantes”, narra ele na gravação.

Folha Max

“Eu implorei pra eles, entraram todo mundo no meu carro, eu implorei pra eles pra não queimar o meu carro, eles escutaram, não queimaram. Olha a situação, isso aqui em nova Bandeirantes, pegando fogo ali na caminhonete. Agora vou ter que rodear por outra estrada para voltar para a cidade, que susto, graças a Deus está tudo bem, que susto”, comenta o homem ao mostrar a nuvem de fumaça a poucos metros.  

CAÇADA AOS LADRÕES

A Polícia Militar informou que ao tomar conhecimento do roubo, mobilizou cerca de 120 policiais de três Comandos Regionais para fechar o cerco na região à procura dos bandidos. Foram mobilizadas equipes da Força Tática, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aeronave (Ciopaer).

Também foi solicitado apoio à Polícia Militar dos estados do Pará e Amazonas para intensificar o patrulhamento nas regiões fronteiriças. A Polícia Civil também participa da operação com equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), setor responsável por investigar esse tipo de assalto.

Últimas notícias