O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, anunciou que a região de fronteira vai receber um novo posto avançado do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), agora em Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km ao Oeste de Cuiabá). A nova unidade deve passar a funcionar até o fim de 2022.
O anúncio foi feito durante a inauguração da 8° Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), em Pontes e Lacerda (450 km ao Oeste da capital). A construção de mais uma base do Gefron atende ao pleito dos prefeitos da região de fronteira.
Atualmente, o Gefron tem seis bases, localizadas em Porto Esperidião, Limão, Canilfron, Avião Caído, Matão e Vila Cardoso. “Somos cobrados para aumentar a presença do Gefron, pois a nossa unidade é referência nacional em policiamento de fronteira”, ressaltou o secretário.
Ele destacou que os investimentos realizados em Pontes e Lacerda, como a nova sede da 8° Companhia Independente do Corpo de Bombeiros e a nova Gerência da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), demonstram que ações em parceira com a sociedade civil organizada geram bons resultados.
Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Conselho de Segurança Pública (Conseg), Ministério Público, Poder Judiciário e a Mineradora Apoena, foram construídos os dois órgãos públicos, no valor de R$ 1,002 milhão cada.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Antes de ter uma sede própria, o Corpo de Bombeiros funcionava em um prédio cedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT), em Pontes e Lacerda. Já a Politec funcionava em um prédio locado.