Mato Grosso,

quarta-feira, 23

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasMunicípios mantêm medidas restritivas e iniciam vacinação de gestantes

Municípios mantêm medidas restritivas e iniciam vacinação de gestantes

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pela Confederação Nacional dos Municípios mostra um panorama da gestão da pandemia e as medidas adotadas pelos gestores para conter o avanço da covid-19. O levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de maio, contou com a participação de 94 municípios de Mato Grosso. Do total pesquisado, 49 adotaram ou mantiveram restrição de circulação ou de atividades econômicas esta semana, 30 responderam negativamente e 15 não responderam.

Ao questionamento sobre o kit intubação, nove disseram que há risco iminente de o hospital da região ficar sem os medicamentos, 61 descartaram a possibilidade e 24 não responderam. A pesquisa também apontou que 57 municípios já iniciaram a vacinação das grávidas e puérperas, incluídas no Programa Nacional de Imunização, e 37 ainda não iniciaram a vacinação desse grupo prioritário. Sobre a oferta de vacinas, 18 prefeituras apontaram a falta do imunizante esta semana, 61 contaram com as doses necessárias e 15 não responderam.

Participaram do levantamento nacional, 3.287 municípios, dos quais mais de mil ainda relataram a falta de vacina para imunizar a população contra a covid-19. Entre os municípios que declararam enfrentar esse problema, a falta de vacinas para a segunda dose atingiu 79,3%. Já 39,9% dos municípios não conseguiram aplicar a primeira dose no grupo prioritário.

A pesquisa também aponta que 75,3% dos municípios brasileiros pesquisados já iniciou a vacinação de grávidas e puérperas. No entanto, em decorrência da recomendação da Anvisa e do Ministério da Saúde, 34,3% dos municípios afirmaram que interromperam a vacinação desse público.

Mais de 60% dos municípios pesquisados ainda estão adotando medidas restritivas, como fechamento de serviços não essenciais e outras ações. Em 22,8%, não houve esse tipo de medida nesta semana.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Acesse a pesquisa de Mato Grosso

Fonte: AMM

Últimas notícias