Mato Grosso,

quinta-feira, 24

de

outubro

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaPonto de vacinação da ALMT se prepara para receber novos grupos de...

Ponto de vacinação da ALMT se prepara para receber novos grupos de risco

Ponto de vacinação da ALMT já imunizou mais de quatro mil pessoas.

Foto: Helder Faria

Com o início do cadastro de novos grupos de risco para vacinação contra Covid -19, o ponto de vacinação instalado no estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) inicia os preparativos para receber novas prioridades.  Atualmente, a unidade atende idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos. “Com a chegada e distribuição dos novos imunizantes, a previsão é de que nos próximos dias abra agendamento para outros grupos serem atendidos no ponto”, explica Virgínia Moraes, coordenadora do ponto.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo ela, a ampliação do novo público depende da distribuição das vacinas. Isso porque no ponto da ALMT o imunizante disponibilizado é da Astrazeneca, tanto para aplicação da primeira, quanto da segunda dose. “Cada ponto está trabalhando com uma vacina especifica e, conforme vai mudando o público prioritário e vão chegando novas remessas, a logística é reorganizada para equilibrar o atendimento”, explica Virgínia. “Para segunda dose da Coronavac, o atendimento é exclusivo no Centro de Eventos Pantanal e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)”, complementa. 

Ela ressalta que o direcionamento é feito por meio do agendamento no site da prefeitura após o cadastramento e que é preciso ficar atento às orientações enviadas. “Geralmente é feito o envio por mensagem, mas o ideal é acessar o site para acompanhar a definição da data, horário e local indicado. No caso de quem, por algum motivo, perdeu o agendamento, é concedido o prazo de até cinco dias para se apresentar no ponto de imunização” explica. Em caso de dúvidas, a prefeitura disponibiliza o endereço digital supore.ctisms@cuiaba.mt.gov.br para atendimento aos cidadãos.

O atendimento do ponto instalado na sede ALMT é feito por servidores do Legislativo estadual e da prefeitura de Cuiabá, sendo o município o responsável pelo cadastro e agendamento das pessoas que são vacinadas no local. A unidade funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h, e contabiliza, até o momento, mais de quatro mil vacinados. 

Quem será imunizado com as novas doses –  Gestantes com comorbidades; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); Pessoas com obesidade mórbida (índice de massa corpórea – IMC ≥ 40), pessoas com síndrome de Down e pessoas com deficiência que estejam cadastradas no Beneficio de Prestação Continuada (BPC). Todos na faixa etária entre 18 e 59 anos.

O pneumologista Arlan Azevedo, destaca a importância de alcançar o maior número de pessoas em situação mais vulnerável para reduzir os quadros de complicações que acarretam em internação hospitalar, assim como o número de óbitos. “Apesar do índice geral da população vacinada ainda ser baixo, é preciso considerar o impacto positivo já alcançado com vacinação dos grupos com maior risco de agravamento da doença, por terem o sistema imunológico mais fraco”, ressalta.

Ele destaca a importância desses grupos prioritários também cumprirem a vacinação contra influenza (H1N1), cujo campanha já esta em vigor e as doses disponíveis nos postos de saúde, com o devido cuidado quanto ao intervalo entre as doses, de no  mínimo 14 dias entre uma vacina e outra. “Ambas as doenças atacam o sistema respiratório e podem ocasionar em Síndrome Respiratória Aguda e, com isso, favorecer o acometimento de outras infecções, devido à baixa no sistema de defesa do organismo”, alerta.

Passo a passo – Para se vacinar contra a Covid-19 na capital é preciso fazer um pré-cadastro no site da prefeitura de Cuiabá, que é liberado por grupos prioritários. O agendamento será feito automaticamente. Para consultar a data, horário e local da vacinação, é preciso acessar o mesmo site. No dia indicado, é preciso levar documento com foto, comprovante de residência, carteirinha com número SUS e o QR code gerado no site. Já para receber a segunda dose, é preciso levar a caderneta de vacinação e documento com foto. Após aplicação da dose, quem recebeu a vacina precisa ficar 15 minutos em observação antes de ser liberado. 

Fonte: ALMT

Últimas notícias