Mato Grosso,

quinta-feira, 19

de

setembro

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoEscola Técnica de Alta Floresta promove curso de capacitação para jovens aprendizes

Escola Técnica de Alta Floresta promove curso de capacitação para jovens aprendizes

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio da Escola Técnica Estadual (ETE), de Alta Floresta (a 790 km de Cuiabá), oferece curso de capacitação em Assistente Administrativo, para jovens de 14 a 24 anos, por meio do Programa Nacional Jovem Aprendiz.

A Lei de Aprendizagem (Programa Jovem Aprendiz), tem como objetivo promover inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional por meio de parcerias com empresários,que poderão contratar esses jovens.

O diretor da ETE de Alta Floresta, professor Edson Amaro dos Santos, reforça a importância deste programa para a sociedade “desta forma estamos desempenhando nossa função social, além disso, cumprimos com a nossa finalidade de ofertar qualificação profissional aos jovens. Portanto este programa é positivo para as famílias, empresas, para o município, estado como um todo e claro, para o jovem, que se torna protagonista de sua própria história”, disse.

O coordenador de Desenvolvimento Educacional da ETE, professor Mateus de Souza Rocha, explica que o curso com duração de um ano, conta com três turmas para atender cerca de 100 jovens de Alta Floresta e região.

“São alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio, ou que tenham concluído o ensino médio que estão tendo a oportunidade de se qualificar e conseguir uma vaga no mercado. As aulas que se iniciaram no dia 10 de maio, estão sendo realizadas de forma remota, devido à pandemia de Covid-19”, falou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo o coordenador de Integração e Comunidade da ETE, professor Nilvanio dos Santos Rocha, a equipe atua há quase 10 anos com o programa, e já formou parcerias com 55 empresas que ofertam empregos para estes estudantes.

“Nossa ação é focada em divulgar as vagas disponíveis e articular parcerias para que mais empresas entrem para o programa, ampliando as ofertas. Buscamos desta forma, abrir mais oportunidades de trabalho para estes jovens, que geralmente estão ingressando no primeiro emprego.”, explicou.

Segundo a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci, Ana Flávia Derze Soares, a equipe tem como principal objetivo promover a formação profissional aos jovens e beneficiar as empresas com a oferta de mão de obra qualificada.

“Estamos formando cidadãos responsáveis e conscientes, preparados para ingressar no mercado de trabalho. Além de todo o conhecimento teórico, os jovens aprendizes são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade”, ressaltou.

A ETE objetiva proporcionar aos jovens oportunidade de inclusão social e o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais, difundindo a cultura e valores de sua empresa.

Durante o curso, os aprendizes serão treinados em áreas como: comunicação empresarial, cálculos financeiros, informática, sustentabilidade e gestão de recursos materiais, rotinas de departamento pessoal, gestão do conhecimento e inovação, saúde do trabalhador, empreendedorismo, entre outras.

Além dos conhecimentos teóricos para o desenvolvimento de competências profissionais, o curso oferecido pela escola também oportuniza momentos para desenvolver outras habilidades e questões ligadas a relações familiares, relações interpessoais, cidadania, segurança, cultura, bullying, questões raciais, por meio de palestras organizadas junto as organizações e profissionais parceiros.

Fonte: GOV MT

Últimas notícias