A Justiça do Trabalho condenou o frigorífico JBS/Friboi a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos por permitir que os trabalhadores não fizessem intervalo durante a jornada de trabalho, em Diamantino, a 203 km de Cuiabá.
A decisão é da juíza Rafaela Pantarotto, da Vara do Trabalho de Diamantino, e foi publicada nesta terça-feira (4) a pedido do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso (MPT-MT).
Entre as irregularidades encontradas no frigorífico estão: descumprimento da jornada de trabalho prevista em lei; a insuficiência de medidas de ergonomia e de segurança no uso de máquinas e equipamentos; a exposição dos trabalhadores a ruído excessivo; e falhas no gerenciamento de riscos.
Durante a investigação, em maio de 2017, apurou-se que a empresa suprimia habitualmente o intervalo interjornada de seus empregados.
O montate de R$ 1 milhão será destinada a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos escolhidas pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, em especial às que desenvolvam políticas voltadas à defesa do meio ambiente laboral e à assistência social à crianças e ao adolescentes.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
FONTE: MIDIA NEWS