Para trabalhar leitura e produção de texto, a professora de Língua Portuguesa Mara Marques escolheu o conto “A Cartomante”, do escritor Machado de Assis, como foco de seu trabalho como disciplina eletiva, componente curricular da parte diversificada do currículo da Escola Estadual Plena Manoel Gomes, no bairro da Manga, em Várzea Grande.
A eletiva recebeu o nome “a cartomante, conto tudo através do conto”. A escola atende alunos do ensino fundamental.
Como forma de motivar os alunos a escolher a sua disciplina eletiva, a professora produziu um vídeo fazendo a apresentação da eletiva fantasiada de cartomante. “Uma história de amor e mística”, define a professora em seu vídeo com edição feita no próprio celular.
Eletivas são disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola plena e articulam conhecimentos de dois ou mais componentes curriculares pertencentes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na vertente de possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos construídos pelos estudantes. O foco das eletivas é potencializar a formação dos estudantes de forma interdisciplinar, com ações atrativas, criativas e inovadoras.
Segundo Mara Marques, ela escolheu o conto “a cartomante” para trabalhar os pilares da língua portuguesa, principalmente em relação a leitura e escrita. Por ser uma disciplina eletiva, Mara Marques usou uma forma que não fique explícita que é um trabalho de leitura, interpretação e principalmente intervenção (que é a correção dos rumos da aprendizagem de conteúdo).
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O conto A cartomante, do gênio da literatura brasileira Machado de Assis, conta a história do triângulo amoroso composto por Vilela, Rita e Camilo. O conto não centraliza na cartomante, mas uma das personagens procura uma cartomante para ver como que será a vida dela com ele. Não existe um aprofundamento do misticismo, mas o título chama a atenção do leitor.
“Vou trabalhar sobre Machado de Assis, seu texto primoroso, sua época, sua história sua cultura. A partir da escolha, produzi o vídeo, que atraiu a curiosidade dos alunos e eu trabalhando com afinco a língua portuguesa”, comemora.
Na avaliação dos trabalhos on-line, os alunos vão poder usar a tecnologia. A professora trabalha com podcast (áudio próprio para a internet), videoclipe e também radionovela – tudo produzido pelos alunos.
No entendimento de Mara Marques, em tempos de pandemia, os professores enfrentam muitos desafios para ensinar língua portuguesa. “A redação do Enem, ela não é nada fácil, mas também não é nada impossível. Só é preciso ter muita leitura, estudo, dedicação e estar sempre atualizado”, salienta.