Para oferecer um ensino de qualidade em tempos de pandemia, profissionais da Escola Estadual 12 de Abril, em Terra Nova do Norte (650 km da Capital), aprimoram as metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem com o uso das ferramentas tecnológicas para produção de trabalhos.
Segundo a professora Ângela Gargioni, um dos maiores desafios é estabelecer comunicação mediada pela tecnologia. O ensino remoto tem sido desafiador, mas os professores da unidade escolar realizaram no 4° bimestre do ano letivo continuum curricular 2020/2021 experiências de física, química e geografia. São atividades com músicas, entre outros, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Os recursos educacionais digitais, como o Google Meet, possibilitaram que os alunos compartilhassem os trabalhos experimentais, promovendo uma interação dinâmica de grupo.
A professora de Química, Raquel Gomes, propôs aos alunos do Ensino Médio um trabalho para ser elaborado por meio de acervos online. Para isso, os alunos usariam o Google Meet para as apresentações. Os resultados dos trabalhos surpreenderam positivamente a professora.
“Mesmo alguns alunos tendo certas dificuldades devido à deficiência de equipamentos digitais para realização da pesquisa, eles se sobressaíram muito bem, pois todos apresentaram seus trabalhos como se estivessem em uma sala de aula no modo presencial”, assinala Raquel.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
A professora explica que durante as apresentações surgiram inseguranças, típico de uma aula presencial, mas nada que não pudesse ser superado. Raquel ressalta que a ensino remoto tem ganhado a confiança dos pais e principalmente dos alunos, que estão dando mais credibilidade a este novo meio de aprendizado.
Outra experiência exitosa é realizada pela professora de geografia Gilma Santos que direcionou seus alunos do 2º ano do Ensino Médio para um desafio de apresentar algumas músicas regionais. São canções relacionadas com conteúdo sobre a regionalização do Brasil, trabalhados durante o bimestre.
Com os alunos do 3º ano, Gilma os instigou a fazer uso do PowerPoint e Google Meet por meio de pesquisas, elaboração e apresentações de trabalhos relacionados aos conteúdos de geopolítica no Brasil e no Mundo.
“Todos amaram. Foi maravilhoso, pois se sentiram motivados a procurar o conteúdo para os trabalhos. Isso foi muito bacana para amenizar um pouco a tensão da aula”, comemora