Mato Grosso,

sexta-feira, 19

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaTrombofilia poderá ser custeada pela rede SUS em Mato Grosso

Trombofilia poderá ser custeada pela rede SUS em Mato Grosso

Indicação de Dilmar Dal Bosco solicita atendimento a usuárias do SUS em MT

Foto: JUNIOR POYER

A trombofilia é uma doença hereditária ou pode ser adquirida em decorrência de outras condições clinicas, até mesmo pelo uso de anticoncepcionais. Trata-se de uma predisposição para desenvolver trombose, age na produção de anticoagulantes naturais do organismo, favorecendo assim a formação de coágulos.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), sensibilizado com o assunto, apresentou uma indicação ao governador Mauro Mendes e ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, solicitando a necessidade de garantir a toda mulher, usuária da rede pública de saúde do estado de Mato Grosso, o direito de realizar gratuitamente os exames genéticos que detectam a trombofilia e seu respectivo tratamento.

“A saúde é um direito de todos e é dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas e que visem à redução do risco de doença e de agravos. Nós, como representantes do povo neste Parlamento, acolhemos com grande empenho esta reivindicação, devido à importância e relevância que o assunto impõe, e tenho certeza de que essa medida contribuirá com melhores condições de vida para toda a população mato-grossense”, disse Dilmar.

Dilmar explicou que a solicitação é da idealizadora do Projeto Hope, Aline Priscila Ferreira Carvalho, e Juliana Centena, e explicou que o acompanhamento médico adequado, a realização do tratamento, juntamente dos exames complementares para avaliação, propiciam a essas mulheres a realização do sonho da maternidade.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“A mulher portadora de trombofilia pode desenvolver a trombose e outras alterações em qualquer período da vida, durante a gravidez, o parto e pós-parto. Precisamos ressaltar que o diagnóstico tardio pode levar o óbito; o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais e deve ser iniciado antes da gestação para diminuir os riscos de complicações, em especial, no final, momento em que é comum a evolução de pré-eclâmpsias e problemas de insuficiência placentária, levando o feto a óbito”, finalizou Dilmar.

O município de Sinop já tem aprovada a Lei 2.893, de 25 de agosto de 2020, que dispõe sobre o direito de toda mulher à investigação, ao exame genético que detecta a trombofilia e tratamento.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias