Mato Grosso,

quinta-feira, 28

de

março

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasMinistério da Saúde libera recursos para custeio de Centros de Atendimento da...

Ministério da Saúde libera recursos para custeio de Centros de Atendimento da Covid-19

Centros Comunitários de Referência e Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 – instituídos pelas Portarias 1.444 e 1.445/2020 do Ministério da Saúde (MS) – devem receber recursos para custeio. A pasta instituiu as duas modalidades de posto de atendimento, estrategicamente, para receber pessoas com suspeitas ou já contaminadas pelo vírus, como alternativa de estruturas físicas e de equipes de saúde mais próximas da população nos Municípios.

Dados obtidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) indicam que foram implantados 2.373 Centros de enfrentamento à Covid-19, com a adesão de mais de dois mil Municípios. Agora, a nova Portaria 361/2021 do MS libera R$ 449,2 milhões para o custeio das despesas desses centros, referentes às competências de janeiro a março. A portaria publicada nesta terça-feira, 2 de março, lista os Municípios contemplados pelos recursos federais. 

Para a área de Saúde da CNM, isso mostra o empenho dos Municípios em assistir à população, neste momento difícil que o Brasil atravessa, em virtude da pandemia pela Covid-19, nas competências definidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A implementação dos centros exigiu dos Municípios a contratação ou a disponibilização de recursos humanos; a aquisição e alocação de equipamentos e mobiliários; de insumos e materiais; e por fim, a implantação e a manutenção desses novos serviços ofertados à população.

A CNM recebeu inúmeras reclamações dos gestores locais por conta de atrasos e pendências nas transferências dos incentivos financeiros federais destinados ao custeio desses centros. Até então, a manutenção foi feita com recursos municipais, demandando mais esforços para que os serviços de saúde ofertados à população local fossem mantidos. Assim, o incentivo federal – excepcional e temporário – instituído pela nova portaria possibilitará a manutenção das ações e serviços de enfrentamento ao vírus neste primeiro trimestre.

Expectativa
Na pior fase da pandemia no Brasil, conforme os indicadores de saúde, espera-se que o Ministério da Saúde regularize o incentivo financeiro federal ao longo de todo o exercício de 2021, para evitar novos atrasos e para possibilitar o enfrentamento sustentável da Covid-19. Esses recursos vão garantir as ações e os serviços ofertados nas Redes de Atenção à Saúde municipais, principalmente junto às populações dos aglomerados subnormais.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A área de Saúde da CNM ressalta ainda que o monitoramento das atividades dos Centros será feito por meio das informações de funcionamento e equipes registradas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), no período de janeiro a março de 2021. A ausência das informações enseja na devolução integral dos recursos financeiros ao Fundo Nacional de Saúde. Já, a prestação de contas sobre o uso dos recursos financeiros será pelo Relatório Anual de Gestão (RAG/SUS).

Confira!
   – Portaria 1.444/2020 GM/MS – Institui os Centros Comunitários de Referência para enfrentamento à Covid-19.
   – Portaria 1.445/2020 GM/MS – Institui os Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.
   – Portaria 3.067/2020 GM/MS – Prorroga o credenciamento e o repasse de incentivos financeiros até novembro/20.
  – Portaria 361/2021 GM/MS – Institui, em caráter excepcional e temporário, incentivo financeiro federal de custeio dos Centros Covid-19, no primeiro trimestre de 2021.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias