Mato Grosso,

sexta-feira, 19

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesPacu e tambaqui podem portar "doença da urina preta" que paralisa pessoas,...

Pacu e tambaqui podem portar “doença da urina preta” que paralisa pessoas, diz médico cuiabano

A síndrome de Haff é rara, mas tem um quadro evolutivo muito rápido e pode causar a degradação dos músculos do infectado, que consumiu algum peixe contaminado.

Repórter MT

A Síndrome de Haff, conhecida com doença da urina preta, é causada pela ingestão de peixes ou crustáceos contaminados, e pode deixar as pessoas paralisadas devido à degradação dos músculos. Ao , o médico da família, Werley Peres, explicou que Mato Grosso não está imune ao Haff, visto que o Pacu-manteiga o Tamabaqui podem portar a toxina.

“Uma das causas da doença é a contaminação por uma toxina, que está em um peixe portador. Aqui da nossa fauna aquática é o pacu-manteiga e o tambaqui. É uma doença que tem uma evolução muito rápida”, disse o médico.

Werley detalha que os sintomas começam com um quadro de dor intensa, rigidez muscular, de forma repentina, perda de força, dormência e urina escura. Se o paciente apresentar insuficiência renal, a urina pode ficar marrom ou cor de café.

“Outro detalhe é que a enzima, que causa a contaminação do peixe, não é destruída com calor. Então, mesmo que você cozinhe, ou frite bem o peixe, se ele estiver contaminado não adianta nada”, aponta.

Como Previnir

O médico ressalta que não há motivo para pânico, ou para deixar de comer peixe, pois, a Haff é rara.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

No entanto, simples cuidados podem ajudar, já que a toxina é silenciosa.
“A toxina não dá gosto ou cheiro no peixe, à pessoa come e está achando que está tudo normal. O problema é esse”, frisa.

Diante desta variante, o médico aconselha sempre adquirir o peixe em lugares de referência para não comprar carne duvidosa. O ideal é comprar sempre de um mesmo lugar, o qual o cliente já sabe a procedência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias