Mato Grosso,

segunda-feira, 25

de

novembro

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasAMM solicita prorrogação das eleições em Torixoréu

AMM solicita prorrogação das eleições em Torixoréu

Considerando o aumento dos casos e óbitos da Covid – 19 em Mato Grosso, a Associação Mato-grossense dos Municípios está pleiteando a prorrogação das eleições suplementares em Torixoréu, programadas para 11 de abril. Os fundamentos que justificam a alteração da data foram apresentados ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Gilberto Giraldelli, por meio de ofício encaminhado pela AMM.
No documento, a Associação argumenta que a curva de contágio e de óbitos, que pareciam ter chegado ao pico e estar entrando em uma zona de controle, tem subido rapidamente nas últimas semanas e o controle efetivo da doença, mesmo com as iniciativas da vacinação, parece estar longe do fim.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destaca que as estatísticas apontam o crescimento nos casos de Covid-19 em Torixoréu e em localidades próximas. Boletim divulgado pelo município em 23 de fevereiro indicava 208 casos positivos e três óbitos. “Além da situação local, que sugere muita cautela, o número de casos vem crescendo nos municípios ao redor de Torixoréu, como Nova Xavantina e Barra do Garças, o que agrava e muito a situação. Por isso entendemos ser necessária a prorrogação das eleições que, se realizadas em abril, podem provocar o aumento da disseminação da doença”, assinalou.
Nova Xavantina está com classificação “alta” e Barra do Garças com a classificação “moderada”, conforme Boletim Informativo nº. 192 da Região de Saúde Araguaia. Além disso, Torixoréu faz divisa com a Região Oeste 1 do Estado de Goiás, que atualmente encontra-se na situação de calamidade.
  De acordo com levantamento realizado pela equipe da AMM, o Estado de Mato Grosso aparece em 22º lugar no ranking de distribuição das vacinas contra a Covid-19. Atualmente, um percentual de 2,34% da população mato-grossense recebeu a primeira dose da vacina, e 0,73% a segunda dose.
Relatório elaborado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aponta que após o pico da doença, em julho de 2020, o Estado teve uma desaceleração no número de pessoas infectadas, entre agosto e outubro. Essa redução foi interrompida em novembro de 2020, quando a curva epidêmica voltou a crescer, atingindo um novo pico no mês de janeiro de 2021.
Para minimizar os riscos, a AMM sugere que as eleições em Torixoréu sejam realizadas paralelamente às de Acorizal, cuja data ainda não foi marcada.  A instituição entende que a medida traria economia de custos e aproveitamento de servidores à disposição para apuração do resultado da votação.

Acesse aqui o ofício enviado ao TRE

Fonte: AMM

Últimas notícias